Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Portugal representado com vários atletas

08 de Agosto, 2014

A judoca Telma Monteiro é a principal esperança de Portugal no Mundial na cidade russa

Fotografia: Reuters

De acordo com a convocatória dos treinadores Michel Almeida e João Neto, divulgada na página da Federação Portuguesa de Judo no Facebook, a equipa lusa vai ser constituída, no sector feminino, por Telma Monteiro, em -57 kg, Joana Ramos, em -52 kg, Leandra Freitas, em -48 kg, Ana Cachola, em -63 kg, e Yahima Ramirez, em -78 kg.

Além das cinco judocas, a equipa técnica chamou ainda Diogo César e Sergiu Oleinic, ambos em -66 kg, André Alves e Jorge Fernandes, em -73 kg, Carlos Luz e Diogo Lima, em -81 kg, Célio Dias, em -90 kg, e Jorge Fonseca, em -100 kg.

Telma Monteiro, que venceu a medalha de bronze nos Europeus de 2014, em Montpellier, é a portuguesa mais bem classificada nos “rankings” mundiais, ao ocupar o 11.º lugar do em -57 kg, seguida de Carlos Luz, 26.º em -81 kg, Jorge Fonseca, 33.º em -100 kg e Joana Ramos, 38.ª em -52 kg.

Aos 28 anos, a atleta  é a melhor judoca portuguesa de sempre, contando no seu historial com três medalhas de prata e uma de bronze em Mundiais, quatro títulos europeus, assim como uma prata e cinco bronzes continentais, além de 15 triunfos em Taças do Mundo ou provas do Grand Slam.