Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Portugus quer ser angolano

09 de Março, 2015

Paulo Magalhes ( esquerda) treina diariamente com o vice-campeo nacional Walter Silva em diferentes terrenos de Benguela

Fotografia: Jornal dos Desportos

O ciclista português Paulo Magalhães vai dar o “primeiro passo” para adquirir a nacionalidade angolana, no próximo sábado, quando celebrar o casamento com a benguelense Josefa Dala, no Hotel Luso, palco do “copo de água”. A cerimónia de casamento de Paulo Magalhães com a cidadã angolana Josefa Dala vai ser apadrinhada pelo ciclista “veterano” Alberto Silva “Pepino” e esposa, Maria Odeth Secundino Silva. Entre os convidados do casal estão os responsáveis do ciclismo angolano, entre outras individualidades da sociedade angolana, em particular das “Acácias - Rubras”.

Paulo Magalhães convidou para o seu enlace matrimonial o presidente de direcção da Federação Angolana de Ciclismo (FACI), Diógenes de Oliveira. Paulo Magalhães, que se encontra há sensivelmente uma década em Angola ao abrigo de um contrato com uma empresa portuguesa de prestação de serviço, na província de Benguela, concilia a actividade profissional com o hobby, que consubstancia com a prática do Ciclismo.O ciclista representou a equipa de Ciclismo do Hotel Luso de Benguela numa das edições da Volta do Cacau em Ciclismo, na República Democrática de São Tomé e Príncipe. 

O atleta é natural do Distrito de Fafe (Portugal). Desde que chegou a Angola, nunca deixou de pedalar. Participa em todas as actividades de ciclismo de estrada do calendário benguelense, apesar da sua principal actividade ser o ciclismo em bicicletas  “Todo terreno”.

VOLTA A PORTUGAL 
Mais de 30 anos depois, a Volta a Portugal em Bicicleta vai regressar a cidade de Ovar. Desde 1982 que a maior competição de ciclismo português estava arredada do Concelho. Agora que a autarquia aprovou por unanimidade a participação na Volta a Portugal, Ovar vai ser o ponto de partida de uma etapa.A estreia da Volta aconteceu em 1935 e a última passagem da delegação pelo Concelho foi em 1982, quando a 13ª etapa da 44ª Volta a Portugal terminou no Furadouro.

Contas feitas, o Concelho Vareiro já recebeu cinco partidas e cinco chegadas de etapa. No próximo mês de Agosto vai ser a sexta vez na história da Volta a Portugal que os ovarenses vão assistir à partida de uma tirada. A 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros realiza-se de 29 Julho a 9 Agosto com participação de equipas angolanas.