Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Portuguesa compete nos 400m barreiras

12 de Junho, 2016

Vera Barbosa qualificou-se ontem para os Jogos Olímpicos do Rio'2016 ao vencer a prova de 400 metros barreiras do Meeting de Genebra,

Fotografia: AFP

A atleta do Sporting, natural de Vila Franca de Xira, cumpriu a sua prova no mínimo exigido pela Federação Portuguesa de Atletismo (56,30) para o Rio'2016, assegurando ainda a sua presença nos Europeus, que vão decorrer em Amesterdão, entre 06 e 10 de Julho. Vera Barbosa tem como recorde pessoal 55,22 segundos, a melhor marca nacional, que obteve em Londres'2012.


PORTA-BANDEIRA
Wozniacki proibida
de jogar no Rio-2016


A tenista dinamarquesa Caroline Wozniacki vive uma situação curiosa quanto à Olimpíada do Rio de Janeiro. Em Fevereiro, a jogadora foi escolhida para ser a porta-bandeira da Dinamarca na cerimónia de abertura. Mas ela está proibida pela Federação Internacional de Ténis (ITF) de disputar a competição.

Isso ocorre porque a ex-número 1 do mundo e actual 34ª colocada não cumpre com os requisitos mínimos de participação na Fed Cup, a versão feminina da Taça Davis. Segundo o regulamento de classificação para a Olimpíada, uma tenista precisa ter participado de pelo menos três confrontos ao longo do ciclo olímpico.

Wozniacki só esteve presente duas vezes, mas só não conseguiu fazer a sua terceira aparição em Abril pois estava com uma lesão no tornozelo, sofrida durante um treino. A ITF aceita a existência de lesões como uma atenuante, mas só se um atleta ficar fora de acção por seis meses. Wozniacki recuperou-se em dois.

A jogadora e a Federação Dinamarquesa de Ténis já afirmaram que vão entrar com um recurso para que ela possa participar. Uma audiência deverá ocorrer no próximo dia 30 durante o Grand Slam de Wimbledon.

"A Federação vai apoiar Caroline na sua audiência com a ITF caso ela deseje. Contar com ela é nossa prioridade", disse Thomas Konig Feldt, vice-presidente da Federação Dinamarquesa.

Wozniacki participou dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e Londres-2012, mas nunca ganhou uma medalha.