Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Portugueses reforam pr-seleces nacionais

Rosa Napoleo - 18 de Janeiro, 2018

Ginastas angolanas concentram-se a partir de sexta-feira na cidade de Malanje

Fotografia: Jose Soares | Edies Novembro

A Federação Angolana de Ginástica (FAG) aguarda a chegada de treinadores portugueses que vão auxiliar nos trabalhos de preparação das pré-selecções para os campeonatos africanos e mundiais agendados no calendário da presente época desportiva. Trata-se de Larissa Ribeiro,  João Castelo e João Pastor. Os treinadores vão orientar a ginástica rítmica, a de trampolim e a ginástica artística.
Mais de cinquenta atletas, que se juntam, na sexta-feira, no Centro de Alto Rendimento de Malanje, contam também com os treinadores angolanos Cláudio da Costa (aeróbica), Gomes de Oliveira e Xungo Francisco (os Trampolim).
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o presidente da Federação Angolana de Ginástica, Auxílio Jacob, disse que trabalham para constituírem selecções competitivas.
\"Queremos melhorar a nossa performance. Angola já atingiu grandes resultados com a ginástica. Queremos continuar nesta senda. Vamos preparar as selecções da melhor maneira possível para competirem em igual nível com as outras selecções. Esta ano, vamos contar com a integração da ginasta angolana Luana Gomes, na ginástica rítmica\", disse. 
O dirigente revelou ainda que o conjunto de ginástica rítmica vai beneficiar de um estágio pré-competitivo, em Março, no Centro de Alto Rendimento de Sangalho, Portugal. O grupo vai preparar-se para o campeonato africano a decorrer em Abril no Cairo, Egipto.
Para evitar a desistência, a Federação Angolana já solicitou a autorização junto do Ministério da Juventude e Desporto. Auxílio Jacob disse que confirmou à União Africana o programa de competição e os serviços burocráticos centram-se na emissão de passaportes de serviços das delegações.
Na lista dos convocados para as pré-selecções, compõem no tumbling seniores as ginastas Clidinalda António, Julmira Segunda, Samba Mahula, Gisela Januário e Blandina Rodrigues. Na ginástica artística alinham os juniores Julmira Segunda, Clidinalda António, Samba Mahula e Arlinda Chetete. Na classe masculina, a disciplina artística conta com Horácio Pitra Grós, Xavier Bapolo, Evaristo Evandro, Francisco Moço, Heldonico João, Francisco Segunda e Afonso Francisco.
A ginástica rítmica em individual escolheu Sófia Higino, Fátima Wandi, Evandina Severino, Luana Gomes, Florencia Missenda, Elisabeth Benjamim, Maria Tiberio, Cecília Maola e Elisabete Mangundo. Para os conjuntos alinham Marizete Tavares, Adriana Chivindica, Laurieta Chiteculo e Joana Domingos. 
Para a disciplina de trampolim alinham Horácio Pitra Grós, Rolando Gaieta, Albino Pedro, Refane Germano, Pedro Sula e Aurélio Chicomba.  A especialidade de aeróbica masculina alistou João Mendonça, Marcelino Sequesseque, Eduardo Tchipilica, Zingue Joaquim, Márcio Salapuza, Paiva Pedro, Weza Paulino e Maria Ezequiel.
Das competições agendadas perfilam o campeonato africano de ginástica rítmica e artística em Maio na Namíbia; o africano de trampolim e tumbling, de ginástica aerobica, Jogos Africanos da Juventude, em Junho, em Argel: campeonato mundial de aeróbica em Outubro e os Jogos Olímpicos da Juventude  em Buenos Aires.
RN