Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pr-seleces nacionais estagiam em Malanje

Rosa Napoleo - 11 de Janeiro, 2018

Horcio Pitra Grs um dos seleccionados.

Fotografia: M MACHANGONGO/ EDIES NOVEMBRO

As pré-selecções nacionais de ginástica, que vão disputar os Campeonatos Africanos e Mundiais agendados no calendário da presente época desportiva, estagiam a partir da próxima semana no Centro de Alto Rendimento de Malanje. Os mais de 50 atletas vão ser supervisionados por uma comitiva da Federação Angolana de Ginástica, constituída por Agostinho Sungo (director- técnico), Cláudio da Costa (técnico para aeróbica), Gomes de Oliveira e Xungo Francisco (técnicos para os trampolim).
Para o tumbling feminino, a classe sénior é formada por Clidinalda António, Julmira Segunda, Samba Mahula, Gisela Januário e Blandina Rodrigues. Na ginástica artística alinham as juniores Julmira Segunda, Clidinalda António, Samba Mahula e Arlinda Chetete.Para a ginástica rítmica em individual estão escolhidas, Sofia Higino, Fátima Wandi, Evandina Severino, Luana Gomes, Florência Missenda, Elisabeth Benjamim, Maria Tibério, Cecília Maola e Elisabete Mangundo. Para os conjuntos, alinham Marizete Tavares, Adriana Chivindica, Laurieta Chiteculo e Joana Domingos.
 
MASCULINO
A disciplina artística conta com Horácio Pitra Grós, Xavier Bapolo, Evaristo Evandro, Francisco Moço, Heldonico João, Francisco Segunda e Afonso Francisco. Para a disciplina de trampolim trabalham Horácio Pitra Grós, Rolando Gaieta, Albino Pedro, Refane Germano, Pedro Sula e Aurélio Chicomba.
Na especialidade de aeróbica estão alistados João Mendonça, Marcelino Sequesseque, Eduardo Tchipilica, Zingue Joaquim, Márcio Salapuza, Paiva Pedro, Weza Paulino e Maria Ezequiel.

 ORGANIZAÇÃO

O director-técnico da Federação Angolana de Ginástica, Agostinho Sungo, explicou o calendário e os fundamentos para se alcançar os objectivos.
\"Tivemos o cuidado de seleccionar os que dão mostras de serem bons ginastas. Vamos trabalhar com esses atletas até o dia 14 de Fevereiro. Posteriormente, vamos formar as selecções que vão representar o país nas diferentes provas. Temos fé que vamos obter bons resultados nos campeonatos africanos. A nossa equipa tem potencial\", garante.
Das competições agendadas, perfilam os Campeonatos Africanos de Ginástica Rítmica e Artística, de Trampolim e Tumbling e de Ginástica Aeróbica; os Jogos Africanos da Juventude, Mundial de Aeróbica e os Jogos Olímpicos da Juventude .
RN