Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Prática contribui para boa qualidade de vida

26 de Outubro, 2014

Prática contribui para boa qualidade de vida

Fotografia: Jornal dos Desportos

Falando a propósito do estado actual do golfe, Ana Maria Ramos frisou que a prática regular de golfe pode ajudar a prevenir ou a tratar várias doenças, mormente  do foro cardiovascular  e músculo-esquelético ao estimular a actividade física. A dirigente realçou que a modalidade combate o sedentarismo, melhora o desempenho articular e muscular e promove a saúde do aparelho cardiovascular.

O golfe é jogado enquanto se caminha, permite a prática de exercício físico e não exige explosão muscular, apenas o domínio da pessoa sobre os seus movimentos, disse a também atleta do mesmo clube.

“Esta modalidade pode ser considerada uma actividade física de baixo risco traumático e a sua prática pode manter-se até  idade avançada", disse.
Ana Maria Ramos justificou que "a marcha e os movimentos dos membros superiores, inferiores e do tronco, realizados no percurso, trazem benefícios a nível osteomuscular e articular". Atleta do Clube de Golfe de Luanda desde 1999, Ana Maria Ramos referiu que a prática da modalidade pode também ter um efeito protector sobre as articulações bem como contribuir para a manutenção da massa óssea.

Ana Ramos tem mais de 40 participações em torneios nacionais. Na carreira desportiva, a jogadora conquistou um torneio da Ensa-Empresa Nacional de Seguros de Angola; classificou-se em segundo lugar no mesmo torneio e o da Refinaria de Angola. Tem  participação no Open da TAP, no Algarve, em 2006, e nos campeonatos regionais da Zâmbia e do Botswana.