Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Presidente da FAN destaca recorde histórico

19 de Dezembro, 2016

Mário Fernandes satisfeito com a prestação de Angola nos jogos da região

Fotografia: José Soares

O presidente da Federação Angolana de Natação, Mário Fernandes, destacou sábado, em Luanda, que o país obteve um recorde histórico ao nível do torneio da modalidade dos jogos da região cinco ao conseguir seis medalhas, sendo uma de prata e cinco de bronze. Em declarações à Angop, o responsável referiu que os nadadores angolanos conseguiram contornar a superioridade dos adversários, tal como a África Sul e o Zimbabwe.

Disse que os Atletas nacionais, na sua maior parte com média de idades abaixo dos 20 anos, têm grandes perspectivas para, dentro de dois anos, ampliarem o número de conquistas. Referiu que a prova ajudou a compreender situações e captar experiências que serão implementadas para manter a natação nacional entre os melhores do continente

TORNEIO LANÇA
NOVOS VALORES

O técnico da selecção nacional, Manuel Garrido, afirmou sábado, em Luanda, que o facto de Henrique Mascarenhas ter alcançado medalha na prova dos 400 metros livres do torneio de natação dos jogos da região cinco abre caminho para o país perspectivar o pódio nas futuras competições internacionais.

Falando à Angop sobre o balanço da participação de Angola, o treinador referiu que o evento ajudou a descobrir mais três nadadores, entre eles Cláudio Esteves, do Clube Náutico, e Alberto Henriques, 1º de Agosto. Disse que estes atletas têm forte potencial e dão indicadores de velocistas, principalmente por resistirem e manterem-se sempre entre os lugares cimeiros em provas de fundo.

De modo geral, considerou positiva a participação do país por ter conseguido subir ao pódio seis vezes, ao contrário da última edição de 2014, em Bulawayo, onde o combinado nacional não havia trazido medalha. Num total de 36 provas em diferentes especialidades, o país terminou o certame com seis medalhas, sendo uma de bronze e as restantes de prata. Com este registo, o país assegurou a quinta posição no quadro de medalhas.