Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Presidente da FAN assegura condições

03 de Julho, 2013

Campeonato Nacional Absoluto de Natação

Fotografia: Jornal dos Desportos

O presidente da Federação Angola de Natação, Mário Fernandes, garantiu que estão criadas as condições técnicas e administrativas para a participação de Angola nos campeonatos do mundo de seniores, em Barcelona, de 27 deste mês a 4 de Agosto e no de juniores, no Dubai, de 26 a 31 de Agosto próximo. “O bom nível competitivo apresentado no nacional absoluto dá-nos garantias de que estão criadas as condições técnicas necessárias para que os nossos representantes cumpram os objectivos preconizados”, defendeu.

O dirigente, que falava no encerramento do Campeonato Nacional Absoluto de Natação, disse que os sete recordes nacionais batidos em várias categorias dão garantias de uma boa representação de Angola no mundial de Barcelona e do Dubai. “O nível competitivo apresentado pelos atletas neste nacional e os tempos obtidos dão garantias de uma excelente exibição dos atletas em Barcelona. Os quatro nadadores vão aos mundiais, com o objectivo de melhorar as marcais nacionais”, referiu o dirigente.

Para a concretização dos objectivos, Mário Fernandes afirmou que a federação apoia os atletas com estágios em clubes da Europa. “Temos uma elite de atletas que usufruem de condições de treinos no exterior, com o apoio da FAN e do Ministério da Juventude e Desportos, com boas infra-estruturas de trabalho. Com isto cobramos aos atletas boa representação, a fim de melhorarem as marcas e subirem lugares no ranking da Confederação Africana de Natação (CANA) e da Federação Internacional”, argumentou. Para esta empreitada trabalham ao serviço da selecção nacional os nadadores Pedro Pinote e Yara Lima, que militam no Sporting de Portugal, Ana Nóbrega do Vila Real e João Matias, que trabalha em Londres.      
Rosa Panzo