Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Presidente do COI respeita decisão de Blatter

04 de Junho, 2015

Thomas Bach, manifestou "grande respeito" pela decisão de Joseph Blatter

Fotografia: AFP

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, manifestou na terça-feira "grande respeito" pela decisão de Joseph Blatter de demitir-se da presidência da FIFA, para “abrir caminho para uma nova liderança” que lance um processo de reformas.

“Temos um grande respeito por esta decisão do presidente Blatter de renunciar e iniciar as reformas necessárias, abrindo caminho para uma nova liderança na FIFA que conduza a mudanças”, frisou o dirigente numa nota enviada à imprensa.

Joseph Blatter é membro do COI desde 1999, condição que vai  perder quando abandonar formalmente a presidência da FIFA.
O suíço Joseph Blatter demitiu-se na terça-feira, da presidência da FIFA, na sequência do escândalo de corrupção que abala o organismo máximo do futebol e anunciou a marcação de um congresso eleitoral extraordinário para eleição de um sucessor,  que vai ser marcado entre o período de Dezembro deste ano e Março de 2016.
Blatter anunciou a saída quatro dias depois da sua reeleição para um quinto mandato na presidência da FIFA, que aconteceu já depois da detenção de sete dirigentes do organismo, na quarta-feira.

O dirigente suíço, de 79 anos, ocupava o cargo desde 1998 e já disse que não se recandidata.

TÓQUIO´2020
Mais de vinte disciplinas
à espera de ser incluídas


Mais de 20 modalidades aspiram ser incluídas no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, como karaté, basebol, softebol ou futebol americano, informam ontem os “media” nipónicos.

Vinte e três federações desportivas internacionais submeteram o pedido ao Comité Organizador de Tóquio 2020, indicaram fontes de uma das instituições à agência Kyodo.

O prazo para a admissão de pedidos, por parte do Comité Organizador, termina na próxima segunda-feira, dia oito, está  prevista uma pré-selecção no dia 22, confirmou um porta-voz à Efe.
Das federações interessadas em participar nos Jogos algumas tornaram públicas a intenção de se candidatarem, como as de softebol e basebol, dois desportos que já foram olímpicos.

O Comité Organizador de Tóquio 2020 abriu em 11 de Maio o processo de selecção de novas modalidades desportivas, deve dar a conhecer a 30 de Setembro as que  vai  propor ao Comité Olímpico Internacional (COI) para que as aceite.

A decisão final deve ser ratificada na 129ª sessão do COI, que  vai reunir-se  no Rio de Janeiro, em vésperas dos Jogos de 2016.

Cosmos vence Cuba em jogo histórico

Os nova-iorquinos do Cosmos venceram na terça-feira, a selecção nacional de Cuba por 4-1, numa histórica partida amigável, em Havana, que pôs o futebol ao serviço da diplomacia. O particular, que fez com que a equipa norte-americana se tornasse a primeira a jogar em Cuba desde 1999, tem lugar sob o actual contexto da histórica aproximação diplomática entre Washington e Havana, ao cabo de mais de meio século, cujo processo  iniciou-se em meados de Dezembro último.