Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Priscah troca Luanda por Brasil

23 de Dezembro, 2014

Priscah Jeptoo (à direita) subiu ao pódio de Luanda ano passado depois de um “passeio” na última etapa da prova na lindas Marginal da capital de Angola

Fotografia: Jornal dos Desportos

A campeã da 58ª edição da São Silvestre de Luanda, Priscah Jeptoo, troca a corrida angolana pela brasileira, que organiza  a 90ª edição no dia 31 de Dezembro, no Rio de Janeiro. A queniana confirmou ontem a participação na tradicional corrida da América Latina.

A prova do Brasil  conta com as confirmações do etíope Tariku Bekele, campeão de 2011,  da queniana Nancy Kipron, vencedora do ano passado. Para tornar a corrida de rua da América Latina mais forte, para além de Priscah Jeptoo primeira classificada em 2011, a prova conta com Mark Korir vencedor da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, do mesmo ano.

Aos 30 anos, Priscah Jeptoo regressa ao Brasil para tentar o segundo título na São Silvestre. Recordista da prova com 15 km, com a marca de 48min48s, a queniana conseguiu melhorar o seu tempo na distância nesta época, com 46min59s, na Holanda, em Novembro último. A queniana ainda tem outras conquistas importantes no seu currículo: a medalha de prata do Mundial de 2011 e nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ambos na maratona. A atravessar boa forma desportiva é séria candidata à vitória.

Mark Korir, de 29 anos, não fica atrás e também é outro destaque da competição brasileira com uma série de grandes resultados. Entre os seus feitos estão os títulos da Meia Maratona do Rio de Janeiro e a 10K Rio, ambos em 2011, ano que foi segundo classificado na São Silvestre, marcando o seu melhor tempo para os 15 quilómetros, em 43min58s.

No ano seguinte, foi vice-campeão na Meia Maratona do Rio e terceiro na São Silvestre. No ano passado, foi o melhor na Meia Maratona das Cataratas, estabeleceu o novo recorde, é vice-campeão na Meia do Rio e na Maratona da Coreia do Sul. No final de 2013, foi vice-campeão da São Silvestre.