Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Professores actualizam conhecimentos

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 23 de Setembro, 2019

Estamos melhor servidos, depois de participarmos da formao com alguns colegas dos municpios e samos mais bem preparados.

Professores de educação física dos municípios da província da Huíla foram capacitados, recentemente na cidade do Lubango em várias matérias desportivas para melhor dinamizar o desporto escolar nas instituições de ensino público e privado. Matérias ligadas às modalidades de futebol, basquetebol, andebol, voleibol, atletismo, ginástica, entre outras foram abordadas durante a acção formativa que contou com 45 participantes. O evento foi promovido pelo gabinete provincial de Educação da Huíla.
O coordenador do desporto escolar na direcção provincial de Educação da Huíla, Juka Fernandes, valorizou o empenho dos formandos que discutiram sobre os assuntos da psicologia desportiva, preparação física de base, teorias e histórias de todas modalidades.
“Precisamos de nos actualizar todos os dias e trimestres. Conseguimos notar que os representantes dos municípios engajaram-se e prometeram reproduzir os conteúdos saídos do clinic para os outros colegas. A direcção da educação vai fazer chegar os programas de educação física da 6ª, 9ª e 12ª classe o mais brevemente possível para que, este trimestre, consigam já trabalhar com afinco nos programas actualizados”, disse.
Juka Fernandes destacou ser importante que os professores de educação física aprendam e estejam sempre presente nos seminários pelo facto de existir questões dos formadores especializados em cada modalidade que consegue descortinar melhor o segredo de cada uma actividade desportiva.
Juka Fernandes assegurou que no futuro vão promover um seminário mais alargado com todo o material fundamentalmente as bolas de todas modalidades, colchões para se fazer o rolamento, outro material de ginástica para a manipulação, o atletismo completo (saltos, lançamentos, corridas), entre outras.
“Nesta acção de formação, os nossos professores de educação física actualizaram os conhecimentos e falamos também da importância da realização de jogos inter-turma, inter-escolar, municipal, jogos nacionais e internacionais”, ressaltou.
Com o encerramento, Juka Fernandes disse que a direcção está satisfeita: \" Estamos melhor servidos, depois de participarmos da formação com alguns colegas dos municípios e saímos mais bem preparados”.