Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Professores de educao fsica esto em formao

Gaudncio Hamelay-Lubango - 17 de Maio, 2018

O evento decorre desde tera-feira na cidade do Lubango

Fotografia: Jornal dos Desportos

Dotar de conhecimentos necessários que permitam leccionar aulas na mono -docência com eficácia constitui o objectivo da realização do seminário de capacitação do desporto escolar dirigido aos professores de educação física da província da Huíla. O evento decorre desde terça-feira na cidade do Lubango e conta com a participação de 100 formandos entre professores de educação física e os coordenadores de disciplina das escolas do I e II ciclos dos municípios da Cacula, Quipungo, Chicomba, Humpata e Lubango.
Promovida pela secção de massificação para o desporto escolar   da direcção provincial de Educação da Huíla, o evento decorre no complexo escolar 14 de Abril, arredores da cidade do Lubango. Estão a ser ministradas temas como: a Introdução do Desporto Escolar, Fundamentos básicos de nutrição, Anatomia, Fisiologia, Arbitragem, Primeiros socorros e Administração de aulas com jogos lúdicos (ensino primário). Metodologias do Ensino dos Fundamentos Básicos das modalidades desportivas na escola, com base nos programas do Ministério da Educação,  Exercícios contra, bem como os indicados fazem parte do programa do Seminário.
Juka Fernandes, chefe de secção e massificação para o desporto escolar da direcção provincial de Educação da Huíla, esclareceu que o objectivo da formação consiste em dotar os professores de educação física de ferramentas necessárias.
“Nesta pausa, promovemos um seminário de capacitação a todos os professores de educação física da província, fundamentalmente, aos que dão a mono-docência no 1º ciclo”, disse.
Ressaltou que pretende nova dinâmica de actuação dos professores, no segundo trimestre. Os conteúdos devem estar uniformizados para elevar a qualidade do desporto nos municípios.