Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Professores apoiam a massificao do desporto escolar

Gaudncio Hamelay - Lubango - 27 de Outubro, 2018

Osvaldo Antnio confirmou que todos os presentes na primeira reunio

Fotografia: Dombele Bernardo | Edies Novembro

A massificação do desporto escolar, um dos focos gizados pelo novo director provincial do Gabinete de Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, durante o seu mandato, passa a contar com o auxílio dos professores de educação física e de Associações desportivas locais.
 A garantia é do novo director provincial do Gabinete de Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo José Lunda António, durante o primeiro encontro mantido recentemente com as diferentes associações desportivas locais.
Osvaldo António sublinhou, que a simbiose entre professores de educação física e do Gabinete de Cultura, Turismo, Juventude e Desportos vai permitir alcançar resultados positivos na descoberta de talentos, através do processo de massificação do desporto escolar e posteriormente inseri-los no desporto de alto rendimento.
 Salientou, que muito dos presidentes e membros das Associações presentes nesse encontro, também são professores de educação física e se predispuseram a trabalhar com o Gabinete de Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla para a massificação do desporto escolar.
 “Muito dos presidentes e membros de Associações presentes na primeira reunião, também são professores de educação física e se predispuseram a trabalhar connosco. Neste sentido, no decorrer do encontro, apresentarem propostas concretas para trabalharmos na massificação do desporto escolar ”, destacou. 
 Assegurou, que alguns professores presentes na reunião, lançaram algumas ideias úteis que vão ser aproveitadas. “Vamos buscar um pouco da experiência que as Ministras da Juventude e Desportos e da Educação tiveram, relativamente a esse ponto, de apostar na massificação do desporto escolar”, disse.
 Deste modo, para a materialização do projectado, o responsável do sector dos desportos na província garante trabalhar com as escolas, para a recuperação das quadras desportivas existentes nestas instituições escolares, e paulatinamente  criar campeonatos inter-escolares.
 “Queremos promover, primeiro os campeonatos inter-escolares dos bairros, depois dos municípios e quiçá, da própria província. Mas foi muito bem aceite. É um desafio entre tantos”, defendeu.
 Osvaldo António confirmou que todos os presentes na primeira reunião, depois de ter tomado posse, se predispuseram a ajudar, cada um, dentro da sua Associação e actividade específica.