Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Programa "prximo" chega cidade do Uge

09 de Junho, 2015

De acordo com Auxlio Jacob, a ideia passar por todas as provncias do pas, contribuindo para a melhoria da sade pblica, e educar para os benefcios.

Fotografia: Jornal de Desportos

O projecto “Ginástica o próximo mais próximo”, aprovado na última Assembleia-Geral da Federação Angolana de Ginástica e apresentado a público no princípio de Maio, vai estar no dia 13 na província Uíge. O programa, que visa incentivar a sociedade à prática de actividades de ginástica na vertente social, chegou já às províncias de Benguela e Lunda Sul.

O projecto contempla todos os candidatos que se mostrarem disponíveis. Os mesmos vão ser submetidos a uma avaliação médica, que se resume em medir a tensão arterial,  analisar açúcar no sangue, auscultar  o ritmo cardíaco e arterial do pulso. O objectivo é prevenir as pessoas aptas e não aptas à prática de exercícios físicos. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o presidente da Federação Angolana de Ginástica, Auxílio Jacob, referiu que o programa “o próximo mais próximo”, tem sido de bastante aderência pelos cidadãos desde a sua implementação.

“Temos visto o interesse das pessoas em praticar exercícios físicos porque a aderência é grande. Isto é bom para nós, porque queremos ajudar a sociedade a cultivar o hábito por esta prática que previne muitos problemas como o stress, problemas cardiovasculares e outros males resultantes da falta de exercícios físicos”, disse. O dirigente adiantou que a actividade vai ser antecedida por uma conferência de imprensa, que vai culminar com a realização de uma formação para os monitores de educação física daquela localidade.

“Vamos aproveitar a oportunidade para esclarecer alguns assuntos da própria modalidade com os dirigentes do Uíge. Depois do encontro programamos ainda um curso para monitores porque se queremos bons resultados e atletas capacitados é necessário apostar nos monitores, dando formação sempre que possível”.   As províncias do Moxico e Lunda- Sul vão ser as próximas a serem visitadas pelo programa “o próximo mais próximo”.

De acordo com  Auxílio Jacob, a ideia é passar por todas as províncias do país,  contribuindo para a melhoria da saúde pública, e educar para os benefícios do exercício físico da população. Rosa Napoleão