Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Progresso busca parceria no Brasil

Álvaro Alexandre - 03 de Outubro, 2015

Mestre Internacional Erikson Soares dirige departamento de xadrez do clube Associação Progresso do Sambizanga e falou do interesse dos Brasileiros

Fotografia: José Soares

Escolas de xadrez do Estado do Paraná, República Federativa do Brasil, estão interessadas em efectivar parceria com o Progresso  Sambizanga, no domínio da troca de informações, realizações de encontros bilaterais, prestações de assessorias técnicas e participações em provas amistosas.

O interesse dos brasileiros em manter uma estreita aproximação com a realidade do xadrez nacional foi anunciado ontem em Luanda pelo Mestre Internacional (MI) Erikson Soares, responsável pelo departamento de xadrez do clube de Sambizanga, quando fazia o balanço do périplo realizado no mês transacto.

"A nossa presença no Brasil criou a atracção dos brasileiros que demonstraram maior interesse na aproximação com Escola de xadrez do Progresso Sambizanga. É possível que venha a efectivar-se com as escolas do Foz do Iguaçu, do Campo do Mourão, e  do Belém-PA, todas do Estado Brasileiro do Paraná do Sul", disse.

As linhas de actuação do protocolo, que pode ser concretizado futuramente, foram avançadas pelo Mestre Internacional angolano: "Troca de experiência entre os dois países, criação de uma possibilidade de intercâmbio entre os jogadores e desenvolver o desporto-ciência com constantes acções formativas".
O projecto de intercâmbio foi apresentado à direcção do Progresso Sambizanga, que está a analisar, conforme Erikson Soares.

A aposta do clube amarelo e preto produziu resultados satisfatórios em diferentes torneios nas terras do Samba, segundo Erikson Soares.
"Nos torneios de Caiobá, com 158 xadrezistas, e São Bento, com 143, tivemos uma participação satisfatória. O Mestre Internacional David Silva venceu o torneio de Sub-18 de Caiobá e fiquei em sexto lugar no do São Bento. Para o clube, trouxemos dois troféus", realçou.

O MI Erikson Soares disse que os xadrezistas do Progresso Sambizanga vão deslocar-se no próximo mês, a Espanha, para participarem das provas das cidades de Madrid e de Maiorca.

"Vamos preparar a nossa participação nos Campeonatos Nacionais, agendados para Dezembro, em Saurimo, província da Lunda Sul. A deslocação a Espanha tem também outra finalidade: vamos obter rodagem competitiva e acumular normas que nos possibilite alcançar a meta de Grande Mestre. Estou com duas e vou atrás da terceira. MI David Silva está com uma", concluiu.

A contratação de MI Erikson Soares tem como objectivo a reorganização da equipa de xadrez  do Progresso Sambizanga e torná-la na principal força da modalidade no país e no continente africano.