Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Progresso a caminho do africano de andebol

Silva Cacuti - 06 de Outubro, 2014

Técnico Armando Gumbe com esperança de enquadrar em Tunis Mpay Sinkote que até ontem estava sem garantias de viagem

Fotografia: Jornal dos Desportos

A equipa sénior feminina de andebol do Progresso Sambizanga segue hoje para Tunis,  onde vai disputar de 9 a 19 do corrente a 36ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos.

Armando Gumbe técnico da equipa tem ainda a esperança de enquadrar, em Tunis,  a pivot camaronesa Mpay  Sinkote que até ontem a direcção do clube procurava garantir a sua viagem para Tunis.

A equipa esteve bem num torneio disputado no Catetão, a convite do Petro de Luanda, em que Liliana Paixão e Ngalula Kanka (atletas do ASA) demonstraram estar entrosadas com as demais companheiras.
A equipa acabou por falhar a inscrição de Anastásia Sibo e Matilde André, cedidas pelo Petro de Luanda, ainda assim, o técnico parte confiante.

O progresso  Sambizanga vai estar inserido no grupo B, encabeçado pelo 1º de Agosto e que integra as equipas do Etoile, campeão congolês, Phoenix do Gabão e o Nairobi Waters do Quénia.
A equipa sambila entra na prova para defender o terceiro lugar, obtido na edição passada e começa a prova  diante do Phoenix do Gabão, no dia 9.

No dia 10 a equipa joga com  o Etoile, campeão congolês e no dia 11, defronta o 1º de Agosto. Depois folga no dia 12, o Progresso encerra a participação da fase regular, no dia 13, a jogar com o Nairobi Waters.
O Petro de Luanda, detentor do troféu continental,  cumpriu  integralmente a preparação para o torneio em Luanda, segue amanhã para o palco da competição. O 1º de Agosto, outro representante angolano, está em Espanha, onde ultima a preparação para a prova. O Petro de Luanda detém 19 títulos da prova continental.

TRICOLORES
VENCEM TORNEIO


A equipa feminina de andebol do Petro de Luanda (Equipa A) conquistou na noite de sábado o torneio quadrangular da modalidade, ao derrotar na final a sua equipa B, por 36-31, com vista a participação na Taça dos Clubes Campeões a decorrer em Tunis. A Equipa A é a base do plantel principal, enquanto que a equipa B tem nas hostes grande parte das juniores e algumas jogadoras que foram preteridas do grupo que não vão para o campeonato africano.

Ao intervalo houve um equilíbrio acentuado, onde o placar terminou empatado a 15 golos.
Já o Progresso Sambizanga venceu por 24-12 o Atlético Sport Aviação ( ASA) e ficou na terceira posição do torneiro quadrangular, com vista  à participação na Taça dos Clubes a decorrer de 8 a19 do corrente mês em Tunis.


CONTRARIEDADE
Matilde e Anastácia
falham Taça de clubes


As jogadoras Matilde André e Anastácia Sibo, cedidas pelo Petro de Luanda para representarem o Progresso do Sambizanga, vão falhar a 36ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Andebol, a decorrer em Tunis (Tunísia) de 8 a 19 do corrente mês.
As duas jogadoras não foram a tempo de serem inscritas na conceituada prova, cujo o título está em posse das " tricolores".
Confirmadas na equipa sambila, estão as jogadoras Liliana Paixão e Nglaula Kanka, emprestada pelo Atlético Sport Aviação. A formação do Progresso vai em busca da melhorria do terceiro lugar da edição passa