Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Projecto chega às escolas

José Cola - 02 de Agosto, 2015

Crianças de todo o país vão ser inseridas no programa de massificação patrocinada pela Federação Internacional de Atletismo

Fotografia: Kindala Manuel

O acordo assinado visa renascer o atletismo nas escolas do ensino primário, numa primeira fase, e, na segunda, estender em todo o país.

Carlos Rosa afirmou que estão lançadas as bases para a massificação no país e o acordo permite a cooperação no domínio da formação desportiva, de forma a educar as crianças por via do desporto, promoção de um estilo de vida saudável e captação de potenciais atletas.

O responsável assegurou que a sua instituição realiza um curso de monitores para assegurarem a longo ou médio prazo a formação de campeões, porque o "atletismo é a base de todas as modalidades".

Carlos Rosa ressaltou que não existe, no continente africano, a perspicácia no aproveitamento de projectos oferecidos pelas federações internacionais. A título de exemplo citou que só a África do Sul beneficia com programa como esses. "É necessário que o projecto seja uma realidade a nível nacional e possamos beneficiar do apoio da IAAF", disse.

O director para Acção Social Escolar, Domingos Torres, afirmou que, no actual modelo de ensino, a escola tem a obrigação de dar imputes para a melhoria da qualidade de vida.

"O projecto desenhado pela IAAF foi bem estudado. Com o projecto, é possível que as crianças posteriormente representem a modalidade ao mais alto nível".

"VAMOS CORRER"
CHEGA AO GAMBOS

Adolescentes e jovens do município dos Gambos participaram ontem numa prova de atletismo promovida no âmbito do projecto de massificação "Vamos Correr", liderada pela antiga fundista angolana Ana Isabel.

O evento movimentou mais de 500 crianças nas especialidades de meio fundo, fundo, pista, velocidade e lançamento de dardos. O percurso variou entre 500 metros a dois quilómetros em pista.

Gambos acolhe o projecto de Ana Isabel, depois dos municípios de Caluquembe, Matala, Quipungo e Jamba. A descoberta de talentos é o principal objectivo do projecto "Vamos correr".

Ana Isabel representou o país nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, nas provas de 1.500 e 3.000 metros.

O município dos Gambos dista a 137 quilómetros a Sul da cidade do Lubango, província da Huíla, e tem uma população estimada em 75 mil e 988 habitantes, de acordo com os dados provisórios do Censo'2014.