Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Projecto ginstica inter - escolar na forja

Venncio Victor- Malanje - 08 de Novembro, 2018

Fotografia: DR

Um  projecto de ginástica aeróbica inter-escolar visa incentivar a prática desta modalidade desportiva, no seio dos estudantes, está a ser desenvolvido em Malanje, numa iniciativa do Ginásio “ Nguzo Yeto.
Em entrevista ao Jornal dos Desportos, o treinador do Ginásio, André Fernandes, avançou que o projecto vai ser extensivo à todas as idades, deve abranger todas as escolas do segundo ciclo do ensino secundário.
O presidente da Associação Provincial de Ginástica, André Fernandes”, disse terem sido feitos contactos com meia dezena de escolas.
Em função da reduzida capacidade dos campos, as aulas passam a ser realizadas no complexo hoteleiro “ Mbanza  Marimba”, frisou que a actividade não envolve apenas estudantes, mas todos os interessados da sociedade civil.
Numa primeira fase, o projecto é levado apenas a cabo, na cidade de Malanje, deve também abranger, num segundo turno, as escolas do ensino primário e I ciclo, segundo fez saber André Fernandes.
Está, igualmente,  na forja um projecto de ginástica no seio dos funcionários públicos, com destaque aos da Saúde, Forças Armadas Angolanas, Polícia Nacional,  Banca e Finanças.
Questionado sobre o evoluir da modalidade, o dirigente desportivo afirmou categoricamente de que a ginástica, quer aeróbica, artística e tumbling e outras modalidades, ganhou dinamismo em relação aos dois último anos.
Com vista incentivar a massificação vão realizar-se aulas grátis de ginástica ao ar livre para os hóspedes no Hotel Mbanza Marimba,  e que envolve, também, estudantes e a sociedade civil.