Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Prolas jogam Carpati Trophy na Romnia

Silva Cacuti - 02 de Maio, 2019

A Seleco Nacional poder ter, mais uma vez, disponveis todas as atletas que evoluem no pas e no estrangeiro

Fotografia: Jornal dos Desportos

A selecção nacional sénior feminina de andebol foi convidada a participar do Carpati Trophy, um dos mais antigos e prestigiado torneio da Europa, agendado para 27 a 31 do corrente em Bucareste, República da Roménia. A representante do continente africano disputa o torneio inserido na primeira das três semanas da IHF (International Handeball Federation), previstas para o presente ano.
A Roménia, anfitriã, Rússia e Japão são as equipas inscritas. A participação da equipa nacional vai inserir-se na preparação para o torneio pré-olímpico agendado para o Senegal de 27 a 29 de Setembro.
Nos próximos dias, o seleccionador nacional Morten Souback anuncia a convocatória que pode ser marcada pelo regresso de Carolina Morais, que actua no Vippers Kristiansand da Noruega. A jogadora integrante da selecção nacional campeã africana de 2016 está em boa forma desportiva e ajudou a sua equipa a apurar-se para a meia-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Aliás, de competições europeias, a presença angolana não fica por aí. Elias António, jogador afecto ao Interclube, cedido ao Madeira Sad de Portugal, vai jogar a final do Chalenge Cup diante da equipa do CSM Bucarest da Roménia, orientada por Paulo Pereira, antigo seleccionador nacional. Depois desta semana, a IHF definiu a semana de 1 a 9 de Junho para mais jogos. A Selecção Nacional poderá ter, mais uma vez, disponíveis todas as atletas que evoluem no país e no estrangeiro.
A segunda semana da IHF pode chocar com a programação da Federação Angolana de Andebol. O jornal dos Desportos apurou que nada consta do calendário, mas é a fase decisiva dos campeonatos provinciais, o que pode inviabilizar a cedência de atletas para a selecção nacional.
O último convite dirigido à selecção nacional ocorreu em Julho do ano passado para a disputa de um Torneio na República Democrática do Congo. A equipa sénior feminina do 1º de Agosto foi a representante do país.

PETRO E 1º DE AGOSTO
ANIMAM PROVINCIAL

Depois do duplo compromisso continental para a disputa da Supertaça Babacar Fall em Oudja, Marrocos, as equipas seniores femininas do Petro de Luanda e do 1º de Agosto voltam a encontrar-se hoje, às 18h00, para a sexta jornada do campeonato provincial de Luanda. O jogo está previsto para o campo do Catetão, mas, segundo apurámos, a Associação de andebol de Luanda tenta convencer a equipa petrolífera a transferir o jogo para a Cidadela Desportiva. Caso aceitem a mudança de local, a partida disputa-se amanhã à mesma hora, na cátedra dos desportos. Até ao fecho da nossa edição, não havia decisão em relação à mudança do local do jogo.
Petro de Luanda versus 1º de Agosto é mais um jogo em que as militares podem passear a classe, pois estão motivadas pelas recentes conquistas africanas em que tiveram como vítimas as adversárias de hoje. É pouco crível que o Petro de Luanda, de Vivaldo Eduardo, tenha forças para rectificar, já, o curso dos acontecimentos.
O 1º de Agosto mostrou estar a um nível competitivo superior e a diferença de golos nos jogos decisivos das provas africanas fala por si. Ainda hoje, para a mesma ronda, no pavilhão Paulo Bunze, às 18h30, o 1º de Agosto B defronta o Desportivo Maculusso. Também no Paulo Bunze, a abrir a jornada, às 17h00, defrontam-se Marinha de Guerra - Progresso Sambizanga.