Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Prospero vence provincial de Sub-16

lvaro Alexandre - 25 de Janeiro, 2020

O xadrezista Alexandre Prospero, do  ASA, conquistou o Campeonato do Provincial de Sub-16, com 8 pontos. Em 9 jornadas apenas consentiu uma derrota e obteve 7 vitórias.
O grande herói da única derrocada foi Toko Ndombaxi David, da Escola Ditrov. O campeão baqueou na II jornada e assim perdeu a oportunidade de atingir o pleno, como era seu maior desejo e do clube aviador, coordenado por Domingos Ferraz, antigo presidente Associação Provincial de Xadrez de Luanda.
A última ronda forneceu os seguintes resultados: o Hélio Gomes Lupossa, da Academia Macovi Golfe I, triunfou diante do atleta  Pinto Diogo Luís, da Escola Ditrov; Miguel Jesse, da Escola Ditrov derrubou o colega da equipa Toko Ndombaxi David, da Escola Ditrov; e Delgado Francisco Danilson, da Escola SACRI, venceu o Manuel Júlio Cassoma, do ASA.
O Jacinto Puri Rosário, da Academia Macovi Golfe II, foi derrotado pelo campeão  Alexandre Prospero, do  ASA. O Adriano Nelson, da Escola Ditrov, repartiu o ponto com o Garcia Pimentel Pascoal, da Escola Ditrov; e o Bruno Costa, da Macovi Sport Clube, empatou com o jogador Jaime Sonhy, da Escola Ditrov.
Após  a conclusão da IX e última Jornada do Campeonato Provincial de Luanda de Jovens , na categoria de Sub-16 em masculino forneceu a seguinte classificação final: Alexandre Prospero, do  ASA, com  8 pontos, Hélio Gomes Lupossa. da Academia Macovi Golfe I, com 7,5    pontos, Miguel Jesse, da Escola  Ditrov, com 7 pontos, Delgado Francisco Danilson, da Escola SACRI,  com 7, Bruno Costa, da Macovi Sport Clube, com 6,5 pontos, Jacinto Puri  Rosário, da Academia Macovi Golfe II, com 6,5 pontos, e Jaime Sonhy, da Escola Ditrov, com 6,5    pontos.
Em femininoo, a Candidata a Mestre (CM) CM Gemima Paulo, da Escola Ditrov,  foi a grande vencedora do Provincial Feminino de Sub-16, disputado em Luanda,  com 8,5 pontos.