Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Prova de fundo mobiliza ciclistas

Álvaro Alexandre - 25 de Maio, 2013

Benfica de Luanda e Escola David Ricardo pedalam fundo em busca do título

Fotografia: Jornal dos Desportos

A terceira etapa do Campeonato Provincial de Ciclismo de Luanda disputa-se hoje, às 8h00, com uma prova de fundo de 140 quilómetros, que começa no marco do Km 30, em Viana, vai até às imediações do Dondo e conta com a participação de 34 ciclistas.

O pelotão da frente pode ser dominado pelos ciclistas do Benfica de Luanda e da Escola de Ciclismo David Ricardo. Com a realização das duas primeiras provas, os dois conjuntos estão empatados. Cada um venceu uma etapa. Igor Silva, do Benfica, foi o obreiro do triunfo do contra-relógio individual de 30 km e Dário António, da Escola David Ricardo, repôs a igualdade, com a ajuda dos companheiros, ao vencerem o contra-relógio por equipas de 40 km.

Além do Benfica e de David Ricardo, a etapa de fundo vai contar com as equipas do Santos, Núcleo do Cazenga, Núcleo do Rangel e Núcleo do Kilamba Kiaxi. A prova de contra-relógio por equipas contou, ontem, com a participação de 18 ciclistas no percurso entre o Hospital Municipal de Catete e a Funda; a velocidade foi de 44,48 km/hora.

Na classificação final, a Escola David Ricardo triunfou com o tempo de 53min57s, seguido das equipas do Benfica de Luanda, com 54min16s e do Santos, com 1h11min16s. Na quarta-feira realizou-se a prova individual de 30 km e a velocidade foi de 42,47 km/h. Dos 34 ciclistas presentes os dez melhores foram Igor Silva, do Benfica, com 42min09s; Osvaldo Walter, do Benfica, com 44min31s; Cruz Tutu, da Escola David Ricardo, com 44min35s; Dário António, da Escola David Ricardo, com 44min38s; Zeferino Epalanga, da Escola David Ricardo, com 45mins12s; Bruno André “Armadilha”, do Benfica, com 44min35s; Osvaldo Jacinto, do Santos, com 45min45s; Tuassolo Victor, do Santos, com 47min34s; Joaquim Bento, da Escola David Ricardo, com 46min39s e Vicente Lello, do Benfica, com 47min49s.

A última etapa da prova provincial de Luanda realiza-se amanhã, às 8h00, no Largo da Independência. Os ciclistas do Benfica, Escola David Ricardo, Santos, Núcleo do Cazenga, do Rangel e do Kilamba Kiaxi vão disputar o circuito fechado de 10 km.