Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Prova pedestre saúda dia do Ministério do Interior

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 21 de Junho, 2014

Comité organizador tem todas as condições asseguradas para a realização exitosa da prova pedrestre

Fotografia: Jornal dos Desportos

Uma prova pedestre percorre hoje, a partir das 7h30, as principais artérias da cidade do Lubango, no âmbito das actividades comemorativas do 35.º aniversário da fundação do Ministério do Interior.

A corrida vai contar com 46 participantes, dentre os quais atletas federados, populares, efectivos da Polícia Nacional, Ministério do Interior, veteranos e paralímpicos.

Augusto Diogo “Seco”, coordenador técnico da Associação Provincial de Atletismo da Huíla (APAH), disse ontem ao Jornal dos Desportos que a prova tem o tiro de largada e de chegada defronte ao governo provincial da Huila.

As condições técnicas e administrativas como assistência médica e medicamentosa, segurança e água para os participantes estão garantidas, segundo o coordenador. A associação de atletismo da Huíla espera por uma prova competitiva, já que os fundistas federados encontram-se na última fase da preparação para o campeonato nacional absoluto em pista, em Luanda.

Um torneio de futsal com quatro formações e de futebol de onze e jogos de snooker dominam, até amanhã, as actividades comemorativas da data na província da Huíla.

ATLETISMO
Associação do Bié prepara prova


A Associação Provincial de Atletismo (APA) do Bié está a preparar a corrida pedestre  "Cuito Cidade Invicta", que visa promover a modalidade e saudar mais um aniversário da capital da província,  a 31 de Agosto próximo.

Segundo o presidente da Associação, José Colingarna, o organismo que dirige está a trabalhar já no sentido de preparar ao pormenor a segunda edição da corrida que se pretende  passe a ser de âmbito nacional.

“Administrativamente já estamos a trabalhar para a realização da segunda edição da prova "Cuito Cidade Invicta". Já começamos a enviar os convites para as associações provinciais, para nos confirmarem a sua participação em tempo útil. Já mantivemos, também, contacto com a Federação Angolana de Atletismo (FAA) no sentido de nos ajudar nas questões técnicas e com o pessoal especializado para o efeito”, disse José Colingarna.

O presidente da Associação Provincial de Atletismo do Bié disse, ainda, que está a envidar esforços para que esta prova passe a constar do calendário oficial de provas nacionais da federação da modalidade, uma vez que a mesma vai ter periodicidade anual e contar com fundistas de outras províncias.

“Em princípio a prova é meia-maratona e vamos contar com os melhores fundistas nacionais. É uma corrida que conseguimos enquadrar nas festas da cidade do Cuito e queremos melhorar as condições de premiação para os vencedores da mesma”, disse o presidente da Associação de Atletismo do Bié. 

A segunda edição da corrida pedestre “Cuito Cidade Invicta” vai contar, também, com a participação de atletas paralímpicos. 
Quanto aos apoios para a prova, José Colingarna explicou que a associação está a tentar obter outros apoios para dignificar a organização e o atletismo na província. O responsável máximo do atletismo na cidade do Planalto Central reconheceu, por outro lado, ser difícil conseguir apoios junto do empresariado local.
João Constantino, no Cuito