Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Provas nas Festas de Nossa Senhora

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 09 de Agosto, 2014

As festas de Nossa Senhora do Monte no Lubango são engalanadas com provas de fundo de atletismo

Fotografia: José Soares

Mais de 60 atletas de ambos os sexos em representação de clubes federados, paralímpicos, populares, veteranos e da Selecção Nacional do Exército, competem hoje, a partir das 7h00, no Grande Prémio  Nossa Senhora do Monte em atletismo, numa distância de 12 quilómetros.

Participam na competição fundistas do Interclube, Benfica Petróleo do Lubango, CDH, Petro de Luanda, 1º de Agosto, paralímpicos, populares, veteranos e a Selecção Nacional do Exército em estágio na cidade.

Augusto Diogo “Seco”, coordenador da Associação Provincial de Atletismo da Huíla, disse que a prova está inserida na 28ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, que decorrem de 2 a 31 deste mês.

Augusto Diogo “Seco” assegurou estarem criadas as condições técnicas e administrativas para a prova decorrer sem sobressaltos, num circuito de três horas percorrendo quatro voltas  de quatro quilómetros cada uma.

Augusto Diogo “Seco” afirmou que a Associação Provincial de Atletismo da Huíla tinha programado a realização desta quarta edição do Grande Prémio Nossa Senhora do Monte para o próximo dia 30.

“A organização das festas optou por antecipar para este fim-de-semana para não atrapalhar a realização dos 200 quilómetros em automobilismo, no último dia do mês."

Com essa contrariedade surgida à última hora, a associação local da modalidade viu-se forçada a antecipar a prova para este sábado, pois no fim-de-semana a seguir os fundistas vão competir na província do Bié, no Grande Prémio Cidade do Cuíto, em atletismo.

O coordenador técnico da Associação de Atletismo da Huíla explicou que a prova de hoje serve para testar as "performances" competitivas dos fundistas que vão competir no Grande Prémio Cidade do Cuíto. Por isso, acrescentou, não se esperam muitas surpresas pelo facto de os atletas terem sido apanhados de surpresa.

Augusto Diogo “Seco” justificou que o mês de Agosto é reservado ao repouso  dos atletas para recomeçarem  em Setembro, e informou que devido às provas que preenchem o mês de Agosto, sobretudo o Grande Prémio  Nossa Senhora do Monte, o Grande Prémio Município de Quilengues, o Grande Prémio Cidade do Cuito e a Meia Maratona Internacional Cidade de Luanda, os atletas são obrigados a trabalhar e a suspender as férias.

“Quero pedir aos atletas e técnicos boa compreensão e desculpas da associação por este constrangimento em virtude de nos encontrarmos a violar este princípio”, disse Augusto “Seco”.


BREVE
Susana Feitor sai da direcção da FPF

A marchadora Susana Feitor anunciou ontem ter apresentado a demissão do cargo de vogal da direcção da Federação Portuguesa de Atletismo (FPF), após uma reunião com o presidente Jorge Vieira. A atleta natural de Rio Maior, de 39 anos, revelou, através do Facebook, ter tido uma reunião na quinta-feira com o presidente da FPF, acrescentando que o seu pedido de demissão “segue em carta registada com aviso de recepção”. A demissão de Susana Feitor, que esteve presente em cinco edições de Jogos Olímpicos, entre 1992 e 2008, ocorre quatro dias depois de ter ficado fora da convocatória para os Europeus de Atletismo de Zurique, apesar de ter mínimos para os 20 quilómetros de marcha e da lesão de Vera Santos.