Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Provas regionais iniciam em Agosto

19 de Maio, 2018

A edição de estreia dos campeonatos regionais inicia em Agosto próximo, informou à Angop o director técnico da Federação Angolana, Vivaldo Eduardo. O também treinador do Petro de Luanda, que falava a propósito do Dia Nacional do Andebol, a assinalar-se no dia 20, assegurou a competição que visa dar rodagem competitiva aos atletas, acabar com as assimetrias (equipas com fraco poderio qualitativo táctico nas principais competições) e apurar as melhores para o campeonato nacional.

O antigo seleccionador feminino salientou ser um projecto que vai abrir igualmente janelas de transferência de jogadores, que não forem convocados nas suas equipas e representarem a formação da sua região, tendo em conta a realização de um campeonato mais equilibrado e com poucos participantes (10 ou 12) contra o que se verifica habitualmente.

O angolano, que já treinou a selecção da República do Congo, disse que os torneios regionais vão ser adequados ao número de equipas. As que tiverem mais clubes actuam como anfitriões das regiões. A província de Cabinda vai merecer atenção especial devido à impossibilidade da circulação via terrestre.

Angola iniciou a praticar o andebol em 1974. A Federação foi constituída um ano depois, em 1975, por iniciativa de um grupo de nacionalistas. Francisco António de Almeida foi o primeiro presidente da modalidade mais titulada em África no sector feminino.