Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Província da Huíla forma monitores

Gaudêncio Hamelay- Lubango - 19 de Julho, 2014

Cento e sessenta jovens, dos 14 municípios da província da Huíla, beneficiam, no Lubango, de uma acção formativa sobre Desporto Comunitário

Fotografia: Jornal dos Desportos

 O director Provincial da Juventude e Desportos da Huíla, Joaquim Barbante Tyova, sublinhou que a promoção deste primeiro seminário resulta da necessidade e da diversificação desportiva em todo o território da província, que é insuficiente por falta de qualidade técnica e humana e de infra-estruturas desportivas, para as diversas modalidades ao nível das  comunidades.

Joaquim Barbante Tyova afirmou que o curso de monitores do desporto comunitário, tem como objectivo  capacitar os jovens em matéria de dirigismo desportivo, reforçar o conhecimento sobre técnicas desportivas das principais modalidades, com realce para o futebol, basquetebol, voleibol, karaté shotokan e taekwon-dó, ténis de mesa e atletismo.

Joaquim Barbante Tyova acrescentou que o primeiro seminário provincial sobre o desporto comunitário, a decorrer de 14 à 19 desde mês, no Complexo Escolar 14 de Abril, tem como objectivo formar técnicos para servir de promotores desportivos e impulsionar a criação de condições para a prática dos desportos nas mais variadas modalidades ao nível das comunidades.

 “Estamos a começar um processo bastante importante para o desenvolvimento do desporto em geral e em particular das nossas comunidades. Por isso, precisamos de ocupar cada vez mais os  jovens com o desporto para evitar comportamentos anti-sociais como a violência, a sinistralidade rodoviária, o alcoolismo, droga e a prostituição”, frisou.

 Joaquim Barbante Tyova referiu na cerimónia de abertura do curso  que o desporto, para além de ser saúde e lazer na comunidade, é factor de desenvolvimento harmonioso e sustentável das comunidades.

   Aos formadores pediu maior empenho na transmissão de conhecimentos e aos formandos uma grande dedicação na assimilação das matérias ministradas, para o bem do desporto na província.

 O director da Juventude e Desportos da Huíla argumentou que hoje o desporto constitui a melhor forma de ocupação salutar dos tempos livres dos nossos jovens. Daí a razão de  ser  prioridade de acção governativa da província.

 O dirigismo desportivo, movimento olímpico, teoria sobre as modalidades de basquetebol, voleibol, ginástica, karaté shotokan, taekwon-dó, futebol onze, atletismo, andebol, lei da arbitragem, entre outros, são temas que dominam as aulas de formação.

Participam no seminário promotores do desporto dos municípios da Chibia, Humpata, Lubango, Jamba, Caluquembe, Quipungo, Matala, Caconda, Cacula, Quilengues, Cuvango, Chicomba e Chipindo.