Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Provinciais comeam amanh

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 20 de Março, 2015

Competio vai contar com cinquenta xadrezistas dos escales jovens

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os campeonatos provinciais de xadrez nas categorias de juvenis e juniores, em ambos os sexos, começam amanhã, sábado, a partir das 9h00, no Colégio 1-2-3, na cidade do Lubango, Província da Huíla, com a participação de 50 xadrezistas.

A competição  decorre até o próximo dia 28 deste mês e visa apurar os representantes da província para as competições nacionais.Confirmaram a sua par ticipação na prova a ser disputado no sistema suíço a sete sessões sendo o ritmo de jogo calculado ao máximo de 90 minutos para conclusão da partida, os clubes do Ferroviário da Huíla, Sporting do Lubango, Núcleo da Escola Macovi Sports Clube da Huíla, Núcleo da Escola de Formação de Professores, Núcleo da Escola Baptista, Núcleo da Escola 1º de Dezembro, 14 de Abril e Escola de Sargentos.

Manuel Pereira, secretário-geral da Associação Provincial dos Desportos Individuais da Huíla (APDIH), assegurou ontem ao Jornal dos Desportos estarem criadas as condições técnicas e administrativas para o começo, amanhã, da prova. 

 “Tudo está pronto para o começo, sábado, dos campeonatos provinciais de juvenis e juniores em ambos os sexos onde prevemos movimentar cerca de 50 xadrezistas. Já foram feitas as inscrições e continuam abertas até no dia da prova para possibilitar aqueles clubes que ainda não o fizeram participarem”, referiu.

 Manuel Pereira disse esperar por um campeonato competitivo a julgar pela experiência das equipas huilanas em participação em edições anteriores. Aliado a isso, argumentou, os xadrezistas têm beneficiado dos treinos de um técnico de nacionalidade cubana Omar Ruiz, residente na Huíla que contribui para a melhoria das técnicas dos atletas dos escalões  juvenis e juniores.
O responsável afirmou estar convicto que os atletas vão obter bons resultados durante a disputa do campeonato provincial de xadrez que decorre de 21 a 28 deste mês.

Sustentou que os melhores frutos podem sair na categoria de juvenis porque os atletas deram bons indicadores no campeonato anterior.  Manuel Pereira revelou que o material a usar no campeonato pode constituir um constrangimento por ser insuficiente para um universo de 50 participantes.

  “Precisa-se de cerca de 25 relógios contra os sete existentes actualmente. Porém, vamos remediando. Vamos esperar que no futuro tenhamos mais apoios para que o nosso campeonato possa ser realizado com relógios completos e tabuleiros de competição devidamente apetrechados. Todavia, não temos esse material em número suficiente, mas com o pouco fazemos o melhor possível, para o bem do desporto-ciência na província”, confirmou.

O emparceiramento e a arbitragem, anunciou Manuel Pereira, estão a cargo da organização, seguindo as regras da Federação Angolana de Xadrez (FAX) e da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

MASSIFICAÇÃO
Movimento cresce


O secretário-geral da Associação dos Desportos Individuais da Huíla, Manuel Pereira, informou que a massificação do xadrez na província está em crescimento. 
Manuel Pereira referiu o que está a dificultar é a falta de material. Avançou que excepto este empecilho, os núcleos estão mobilizados e daquilo que podem fazer estão a trabalhar na captação de talentos para a modalidade.

“Mesmo com a falta de material os clubes e núcleos comprometem-se em levar avante o processo de descoberta de novos valores. Além de relógios e tabuleiros, necessitamos de material didáctico, para que haja um ensinamento adequado e científico”, justificou 

Associação dos Desportos Individuais da Huíla controla 80 praticantes nos escalões de iniciados, juvenis e seniores em ambos os sexos. Manifestou-se regozijado, com a adesão por parte do sector feminino. 

“Há muitas raparigas a aderir à prática do xadrez na província. Possuímos 30 atletas femininas em juvenis. Vamos tentar melhorar o nível desses jogadores”, destacou.                              G.H