Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Provinciais começam hoje

Hélder Jeremias - 18 de Agosto, 2013

Campeões e aspirantes aos títulos provinciais voltam a jogar no Clube de Ténis de Luanda

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os atletas da capital juntam-se esta manhã, a partir das 9h00, no Clube de Ténis de Luanda, para a disputa da primeira jornada dos campeonatos provinciais de Luanda das categorias de iniciados, juvenis, cadetes e juniores de ambos os sexos, cujo término está marcado para sexta-feira.

Realizados pela Associação Provincial de Ténis de Luanda, os certames estão a suscitar muita ansiedade por parte dos tenistas luandenses, por se tratar de uma antecâmara aos campeonatos nacionais, marcados para o período entre 28 do corrente e 5 de Setembro próximo na província de Benguela.

O secretário-geral da Associação provincial de Luanda, Plínio Pedro, disse ao Jornal dos Desportos que as condições estão criadas para que os campeonatos decorram da melhor forma. O dirigente desportivo mostrou-se satisfeito pela entrega dos atletas nas sessões de treino durante toda a semana e reiterou o agradecimento aos patrocinadores. Até à hora do fecho da nossa edição ainda não eram conhecidos os emparceiramentos, mas o Jornal dos Desportos constatou a inscrição dos melhores tenistas da praça luandense, motivo pelo qual se espera por partidas muito renhidas em qualquer uma das categorias.
 
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Plínio Pedro agradeceu em nome da Associação à direcção do Clube de Ténis de Luanda por disponibilizar as instalações e todo o apoio que tem dado ao longo dos tempos para que o ténis continue a desenvolver-se, não obstante as crises por que a modalidade tem passado.

“Temos atravessado imensas dificuldades, mas graças ao apoio dos nossos parceiros, conseguimos manter o ténis na nossa província, daí que apelamos às equipas e aos atletas individuais a fazer a sua parte para que o torneio seja um êxito”, disse Plínio Pedro.

Questionado sobre a viabilidade da participação de Luanda nos campeonatos nacionais, Plínio Pedro revelou não estar dentro do assunto, mas mostrou-se disponível em trabalhar para que a província esteja bem representada em qualquer competição de âmbito nacional.

Erikson Morais é o detentor do título provincial nas categorias de juniores e de cadetes masculino, enquanto Nádia Costa ostenta o título feminino no escalão de juniores e Djasmine Garnacho é campeã de cadetes femininos.
Em juvenis masculinos, Rosário Francisco ostenta o título de campeão provincial.


MASTERS 1000 DE CINCINNATI

Nadal afunda Federer em Cincinnati


O espanhol Rafael Nadal, quarto cabeça de série, continua a assinar um ano de 2013 de grande nível e ontem alcançou a passagem às meias-finais do ATP Masters 1000 de Cincinnati, ao bater o suíço Roger Federer em três sets, com parciais de 5-7, 6-4 e 6-3.

Numa partida marcada pela histórica rivalidade entre ambos, o helvético contrariou as expectativas e conseguiu arrancar o triunfo no primeiro parcial, mercê de um break determinante no 11.º jogo do set inaugural.

No entanto, Nadal respondeu à altura e conseguiu dar a volta ao texto, conquistando assim a 21.ª vitória na sua carreira perante o tenista suíço, que assim mantém uma época fraca em termos de resultados, que lhe vai valer a queda a um anormal 7.º lugar no ranking ATP.

Com este triunfo, Nadal é novamente o grande favorito a conquistar o torneio, defrontando nas “meias” o checo Tomas Berdych, que derrotou Andy Murray. Na outra partida, enfrentam-se Juan Martin Del Potro e John Isner.

MARIA SHARAPOVA
DEMITE CONNORS

A ligação da russa ao treinador norte-americano revelou-se meteórica. A derrota na estreia em Cincinnati precipitou a dispensa de Jimbo. Maria Sharapova não competia desde finais de Junho, quando foi surpreendida pela portuguesa Michelle Larcher de Brito, na segunda ronda de Wimbledon.

A partir dessa altura, a russa decidiu contratar Jimmy Connors para treinador, tendo cumprido um mês de trabalho com o ex-número um mundial.
A derrota, esta semana, na estreia no torneio de Cincinnati levou-a a demitir o norte-americano.