Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Provincial Absoluto arranca em Luanda

Álvaro Alexandre - 29 de Março, 2014

O Campeonato Provincial Individual Absoluto de Xadrez arranca hoje, às 10 horas

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Campeonato Provincial Individual Absoluto de Xadrez arranca hoje, às 10 horas, nas instalações da Federação Angolana da modalidade, com cerca de 50 xadrezistas.

A prova vai apurar os 15 xadrezistas que vão disputar o Zonal A, aprazado para o período de 25 de Maio a 5 de Junho, em Luanda.

A competição vai ser disputada no sistema suíço, a nove jornadas, deve o campeão ter  acesso directo à fase final do Campeonato Nacional Individual Absoluto, a decorrer de 22 de Junho a 1 de Julho, em Luanda.

O emparceiramento da primeira ronda vai ser realizado hoje, uma hora antes do arranque da competição. Os 50 xadrezistas vão confrontar-se num ritmo de jogo de 90 minutos.

Para o desempate a organização vai aplicar o sistema bucholz e o maior número de vitórias. As partidas vão ser ajuizadas por Francisco Andrade, árbitro Fide e secretário-geral da Associação Provincial de Xadrez de Luanda.

Os xadrezistas com destaque na prova são Vanderson Dias, Jesus Pimentel, Jeovani Santos,  Cláudio Félix, Celso Baltazar, Cambando José, Casimiro António, Sílvio Famoroso, Carlos Ngunga, Fernando Cacunda, Fernando Campos e Yuri António.