Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Provincial arranca manhã no Gamek

Hélder Jeremias - 12 de Abril, 2013

Circuito do Gamek volta a receber provas depois das longas férias dos pilotos

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os pilotos da capital efectuam as derradeiras afinações com vista à disputa do Grande Prémio 4 de Abril, remarcado para amanhã, a partir das 11 horas, no circuito internacional Jorge Varela.
A decisão de realizar o certame, impedido pelas chuvas que se abateram sábado último sobre Luanda, saiu do encontro mantido na quarta-feira entre a direcção da Associação Provincial de Motocross de Luanda, dirigentes das equipas e pilotos. Os presentes foram unânimes em defender a realização da prova sem mais delongas.

Entre as principais deliberações do encontro orientado pelo presidente da Associação provincial de Luanda, Alfredo Pitra, ressalta-se a necessidade de realizar o evento alusivo aos 11 anos de Paz com maior brevidade em função da apertada agenda das várias competições dos desportos motorizados no país.

Para o efeito, uma equipa de técnicos da Empresa de Limpeza e Saneamento Básico de Luanda (Elisal) trabalha desde ontem no circuito do Gamek para devolver as condições propícias para a prática do motocross, uma vez que os estragos causados pelas chuvas só podem ser superados com a intervenção de meios técnicos de elevados custos.

Alfredo Pitra aproveitou para agradecer o prestimoso apoio que a associação tem recebido da Elisal nos momentos de aflição. O responsável salientou que tudo seria mais difícil caso a associação não contasse com a amabilidade dos responsáveis e funcionários da Elisal que sempre pautaram pela causa desportiva e não só.
Questionado sobre a possibilidade de ocorrer mais chuvas de grande envergadura, Alfredo Pitra reconheceu que a natureza é imprevisível, mas mostrou-se optimista quanto à realização do evento sem sobressaltos, pelo que na eventualidade de não se poder realizar a prova sábado (amanhã), fica transferida para domingo ou segunda-feira.


REGRESSO

Ricardo Jorge
próximo das pistas


O regresso às competições do piloto dos 250cc, Ricardo Jorge, está cada vez mais próximo devido à célere recuperação da fractura da perna esquerda. O piloto sofreu um acidente fora das pistas no início da época de 2012.
Considerado um dos pilotos mais talentosos, Ricardo Jorge sofre bastante por se sentir impedido de lutar pelo título na maior categoria do campeonato provincial de Luanda, depois de, em 2010, ter ascendido dos 150cc com apenas 16 anos de idade.
Detentor de vários títulos nos 150cc, Ricardo Jorge tinha uma grande margem de progressão na época transacta, em que disputava o título com o campeão provincial Zeferino Fernandes “Zé Cazenga”, mas foi afastado da contenda devido ao acidente nas imediações da sua residência no bairro Maculusso.

O presidente da Associação de Motocross de Luanda, Alfredo Pitra, manifestou alegria em nome dos membros da instituição que dirige pelo facto de o piloto mostrar um semblante animador durante o encontro de quarta-feira, tendo dado votos de um regresso airoso ao “provincial”. Pitra encorajou os demais pilotos a trabalharem com afinco, pois “todos podem conquistar proezas desportivas, desde que se dediquem de forma abnegada”.