Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Provincial começa este mês

10 de Maio, 2013

xadrezistas nacionais estão mobilizados para disputarem o Campeonato Provincial

Fotografia: Jornal dos Desportos

O acerto de contas está previsto nos confrontos que vão colocar frente a frente os expoentes máximos do 1º de Agosto e da Epal, principais “papões” das provas nacionais.

Na presente época, os militares levam vantagem em ternos de conquistas de provas provinciais. O 1º Agosto dominou o Campeonato Provincial sénior feminino. A prova organizada em Março/Abril foi conquistada pela xadrezista Irineia Gabriel, da formação militar do Rio Seco. A campeã nacional Sónia Rosalino, do Grupo Desportivo da Epal, foi a melhor classificada, ao ficar na quarta posição do Provincial.

A segunda frente entre as duas melhores equipas do país começa a 29 do mês em curso. Do lado militar vão estar os mestres internacionais Adérito Pedro, Erikson Soares e Amorim Agnelo, além do candidato a mestre Sérgio Miguel, melhor angolano na Taça Cuca de 2013. A Epal tem mobilizados os mestres Fide Eduardo Pascoal e Ediberto Domingos, Luciano Oliveira (campeão nacional) e João Simões.

A prova apura o representante da província para o Zonal A, que dá acesso ao Campeonato Nacional Individual Absoluto, a decorrer de 1 a 10 de Setembro, em Luanda. Do segundo ao 16º ficam apurados  para o Zonal B, a realizar-se de 8 a 16 de Junho, em Luanda. A competição conta também com os xadrezistas do Polivalente Aldanuel do Palanca, Escola de Mestres João Francisco, Núcleo da Vila Alice, Progresso do Sambizanga e Núcleo de Viana.