Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Provincial de pista movimenta Lubango

27 de Abril, 2014

O atletismo huilano conhece uma grande adesão de praticantes com o processo de massificação em curso na província

Fotografia: Arimatéia Baptista

Augusto Diogo Seco, coordenador técnico da Associação Provincial de Atletismo da Huíla (APAH) confirmou que estão em disputa nas categorias de juniores e seniores em masculino e feminino as provas nas distâncias de 200, 800 e 5.000 metros.

Devido à afluência de maior número de petizes do processo de massificação, com idades compreendidas entre os oito e os 13 anos na jornada inaugural, a Associação decidiu incluir as provas de 60, 80 e 150 metros em ambos os sexos, para os escalões de iniciados.

“Tenho a informar que recebemos alguns atletas do escalão inferior (iniciados) em maior número, uma vez que a província está engajada num processo de massificação. Por isso, não podemos deixar essas crianças de fora das competições tendo em conta a vontade que demonstram em competir. Vamos colocá-las a competir nas distâncias dos 60, 80 e 150 metros”, disse. O escalão de iniciados, que apareceu em massa na primeira jornada do provincial de pista, não estava previsto pelo facto de terem já participado nas suas competições nacionais. “Mas para incentivar e para adquirirem maior rodagem competitiva, achamos por bem introduzir os praticantes nessas provas de distância”, frisou.

Para os escalões de juniores, essa jornada é a última em virtude de entrarem em acção no Nacional de pista nos dias 3 e 4 do próximo mês de Maio, em Luanda.  No regresso da competição nacional, a associação vai dar continuidade à realização do provincial de pista nos escalões de seniores em ambos os sexos e a categoria de juniores tem acesso já que tem o compromisso de disputar a taça naciona, em Junho.

O coordenador técnico manifestou a sua insatisfação com a fraca adesão e o nível técnico competitivo demonstrado pelos atletas ao longo da primeira jornada dos provinciais de pista. Apelou aos técnicos dos clubes e núcleos para mobilizarem os seus atletas para aderirem em massa às provas referentes à segunda jornada.

A jornada inaugural não atingiu as expectativas da Associação Provincial, particularmente a área técnica, da qual é coordenador. “Houve pouca adesão de atletas dos escalões onde prevíamos juniores e seniores. O escalão que apareceu em massa foi o de iniciados e este escalão não estava previsto. Esperamos que com o apelo e contactos que tivemos com os treinadores das equipas, a segunda jornada venha a superar a primeira”, finalizou.