Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Província do Bengo tem novo clube

Augusto Panzo - 18 de Outubro, 2016

Domant já esteve na primeira divisão

Fotografia: Nuno Flash

A província do Bengo  conta a partir de sábado, dia 22 do corrente mês, com mais uma agremiação desportiva, data em que se realiza o processo eleitoral dos corpos directivos do referido clube. Trata-se do FC 1 de Junho, do bairro Musseque Kapari, uma nova zona habitacional do Bengo.

De acordo com o porta-voz da comissão instaladora, Frederico Satunga, a ideia da fundação do FC 1 de Junho surge da necessidade de cativação da juventude que  vive naquele bairro, no sentido de inseri-la na prática de actividades úteis à sociedade, para retirar os jovens dos vícios nocivos.

"Como se vê, o nosso bairro é novo. Está em fase de construção e notámos que há muita juventude mal aproveitada, porque não existem actividades essenciais para o seu divertimento. Foi neste sentido, que na qualidade de amantes do desporto que somos, entendemos constituir este clube, para inserir esses jovens do bairro, na prática desportiva".

Frederico Satunga acrescentou, que para dar corpo ao projecto foram já cumpridas todas as formalidades inerentes ao processo de constituição do clube, falta a realização do processo eleitoral.

"Depois de uma série de encontros mantidos com as instituições que regem o desporto na província do Bengo, em especial a APF local, acho que estão cumpridas  as formalidades referentes ao processo da constituição do clube. Neste momento, só estamos à espera do dia 22 de Outubro, data em que se realizar o processo eleitoral", assegurou o porta-voz da comissão instaladora do novo clube do Bengo.

A sede provisória do FC 1 de Junho, situa-se cerca de três quilómetros por trás do Porto Seco do Bengo, mais concretamente nas proximidades do CAP 14, daquela circunscrição residencial. O clube em referência é uma nova força desportiva, que se junta ao Domant FC de Bula Atumba, Mpatu a Ponta de Ambriz, FC Bago Vermelho, isto, só para citar estes.

Infelizmente, as últimas duas formações encontram-se inactivas, devido ao castigo federativo imposto ao conjunto de Ambriz, por incumprimento das formalidades associativas.
AUGUSTO PANZO

COMPOSIÇÂO
Grémio conta com treze membros

A nova agremiação desportiva que se apresta a despontar na província do Bengo, é composta nesta sua fase inicial por 13 membros, que vão integrar os cinco órgãos sociais constituídos, para assegurarem o seu funcionamento. Na Mesa da Assembleia Geral, o FC 1 de Junho vai ter Baza Sosthene João Pedro na presidência,  coadjuvado pelo vice-presidente Jones Miguel Tavares Ferreira e pela vogal, Fineza Vieira Francisco.

A direcção é encabeçada por Matondo Makavanda, que vai exercer as funções de presidente,  conta com os préstimos de dois vices, e um secretário-geral, nomeadamente, Nsimba Nguemba, Frederico Satunga e Kematalua Damião Panguila.

Kamalandua Afonso e Gabriel Lázaro integram o Conselho Fiscal, como presidente e vice, contam também com a colaboração da secretária Fineza Vieira Francisco,   Simão Pedro Balala e Nascimento André são, respectivamente, o presidente e o vice-presidente do Conselho de Disciplina.

Finalmente, Pedro Manuel e Manuel Nzinga são  dirigentes indicados para presidente e vice-presidente do Conselho Jurisdicional.
Os dirigentes vão apostar igualmente nas modalidades de sala.
AP