Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pugilistas projectam os jogos Africanos

Silva Cacuti - 13 de Julho, 2015

Pugilista Nsiona Pamelo falha participação nos Jogos Africanos do Congo Brazzaville prova marcada para Setembro

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de boxe começa esta semana a preparação, com vista a participação nos Jogos Africanos de Brazzaville, agendados de 4 a 19 de Setembro, anunciou Carlos Luís, presidente de direcção da Federação Angolana de Boxe (Faboxe). Carlos Luís não precisou o dia, porque alguns atletas estão a efectuar testes médicos, no Centro de Medicina Desportiva.

“Ao meio da semana, a selecção vai dar início aos trabalhos, no ginásio adjacente ao Estádio 11 de Novembro. Não podemos precisar concretamente o dia, porque temos alguns atletas a efectuarem testes médicos e só quando terminarem os testes, é que vamos concentrar o grupo. Por enquanto, os atletas estão a trabalhar nos clubes, inclusive, alguns atletas do Electro do Lobito, que se encontram em Luanda, orientamos que se juntassem ao Interclube, onde está o grosso da selecção, para começarem já a ganhar ritmo”, disse.

Carlos Luís, disse, que no quadro da preparação, além dos Jogos Africanos, há o Campeonato Africano de Marrocos, de 15 a 22 de Agosto, a Selecção Nacional pode trabalhar em regime de estágio na cidade do Huambo.“Estamos a criar as condições para ver se concentramos a selecção no Huambo, porque quando trabalham em Luanda, os nossos atletas são confrontados com muitas situações da vida particular.  Aliás,queremos ver se realizamos um torneio internacional, entre os dias 1 e 2 de Agosto, com presença de atletas do Congo, África do Sul, Marrocos ou outros, para tirarmos ilacções do trabalho efectuado e partirmos confiantes para o campeonato africano”, perspectivou.

O interesse da Faboxe é permitir, que vários atletas da Selecção Nacional ganhem endurance nestes torneios, campeonato africano e jogos africanos, na perspectiva do torneio qualificativo aos Jogos Olímpicos do Rio 2016, que se disputam nos Camarões no mês de Fevereiro.A equipa técnica nacional, orientada por Enrique Carrion, coadjuvado por Eugénio Gourgel, não pode contar com o pugilista Nsiona Pamelo, que recentemente perdeu por “KO” diante de um congolês, no torneio Angola 40 anos. De resto, a lista dos 20 atletas para as campanhas da selecção, vai ser confirmada, brevemente,  devem constar nomes como de Pedro Gomes, Raimundo Vidal, Kiala júnior, Vistor André, Massala Kilombo, Mampuya Didi,  entre outros.O objectivo da selecção nos Jogos Africanos é a conquista de medalhas para o país.