Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Qatar quer receber jogos

28 de Janeiro, 2015

O secretário-geral do Comitê Olímpico do Qatar, o xeque Saoud bin Abdulrahman Al-Thani, disse que seu país tem interesse em receber uma edição dos Jogos Olímpicos. "A nossa estratégia principal é o desporto, os Jogos Olímpicos  fazem parte disso, mas não é o nosso objectivo principal", afirmou o xeque em conferência de imprensa na segunda-feira.

O Qatar já foi candidato a receber os Jogos de 2016 e 2020, ambas com Doha, e perdeu, nas duas ocasiões, para o Rio de Janeiro e para Tóquio. O local das Olimpíada de 2024 está em aberto. Roma, na Itália, e Boston, nos Estados Unidos, já oficializaram as suas candidaturas. O prazo para o Qatar ou outro país oficializar sua candidatura termina em Setembro deste ano.

Na conferência de imprensa, o chefe do Comité Olímpico local citou  o Brasil e disse que o desporto pode mudar uma nação. "O Brasil está a viver isso com um Campeonato do Mundo e os Jogos Olímpicos e vê-se como isso pode transformar o Rio". Saoud bin Abdulrahman Al-Thani falou sobre os eventos desportivos que o Qatar já está a sedear como o Mundial de andebol em Doha, e outros que serão realizados até 2019, como o de boxe, ginástica e atletismo.

"Não vamos parar. Estamos a trabalhando para ter cada vez mais eventos internacionais. Não queremos um evento (grande) de cada vez. Gostava de fazer um legado. Chegar a 50 eventos por ano. Queremos um evento internacional por semana no Qatar", afirmou o xeque.