Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Quarteto angolano faz estreia hoje

22 de Fevereiro, 2020

Hoje, pode dizer-se, que é dia de Angola, no torneio de boxe,  qualificativo aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que decorre em Dakar, Senegal. Quatro dos seis representantes angolanos entram em cena, hoje, na prova que vai apurar 33 pugilistas africanos para Tóquio 2020, dos quais 22 são da classe masculina.
O angolano Kiala Júnior joga com o ugandês Alex Bwambale,  para as preliminares dos 91Kg. Pedro Gomes (57kg) vai defrontar o tanzaniano Boniphace Kaji. Naftal Goma (69kg), por sua vez, mede forças com o líbio Salim Hamed. Pedro Cuca \"Mifisi\" (81kg) também joga, hoje, diante de um adversário que não conseguimos apurar.
\"Estamos motivados para dar o nosso melhor. Algo, que nos anima muito, é que há maior transparência da parte do corpo de jurados, acabaram-se os ajuizamentos duvidosos\", disse Pedro Gomes à nossa reportagem.
Na quinta-feira, dia do arranque da competição, Eduardo Zola (81kg) não deu qualquer chance ao  adversário, alcançou uma soberba vitória, sobre um pugilista da casa, no último combate do dia. Pape Ndiaye era favorito,  mas viu o angolano contrariar o seu favoritismo e foi afastado.
Zola aguarda pelo emparcelamento dos quartos de final, em que já se encontra Miguel Kembo (52Kg), que esteve isento da fase preliminar.
A Selecção Nacional está a ser orientada pelo treinador cubano, Jeovani Urtado, que levou os seguintes atletas: Miguel Kembo, dos 52 quilos, Pedro Gomes (57 kg), Nafital Goma (69 kg), Eduardo Daniel (75 kg), Pedro Cuca (81 kg) e Kiala Júnior (91 kg).
Além dos atletas e com o Seleccionador Nacional  viajaram  o técnico assistente Jean Claude Buch e o médico Luís Neto.
O torneio pré-olímpico disputa-se até 29 do corrente e vai apurar 22 pugilistas masculinos e 11 femininos.
Além da zona de qualificação africana estão previstos os torneios de Amam, na Jordânia, para a zona asiática, de 3 a 11 de Março. Em Londres, Inglaterra, de 14 a 24 de Março joga-se para a zona europeia. A cidade de Buenos Aires, Argentina, acolhe a prova qualificativa da zona americana, de 26 de Março a 3 de Abril.
Uma última oportunidade de qualificação, para os pugilistas de todo o mundo, vai ser disputada em Paris, França, de 13 a 20 de Maio. Ao todo, 221 atletas vão disputar o torneio de boxe,  para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.