Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Quarto caso de doping na Astana em dois meses

21 de Novembro, 2014

Quarto caso de doping na Astana em dois meses

Fotografia: AFP

Victor Okishev, que corre pela equipa continental da Astana, deu positivo por esteróides nos campeonatos asiáticos em Maio passado e foi suspenso preventivamente. Okishev é o segundo elemento da equipa "B" a ser suspenso, depois de Ilya Davidenok ter dado positivo por esteróides na Volta a França do Futuro em Agosto.

No início de Outubro, os irmãos Maxim e Valentin Iglinskiy deram positivo por doping, em dois controlos separados. Com o conhecimento do caso de Davidenok a UCI accionou os mecanismos para rever a licença WorldTour dos cazaques, devido à sucessão de positivos.

A formação do campeão da última Volta a França, o italiano Vincenzo Nibali, já tinha visto a sua licença para correr no primeiro escalão da modalidade renovada, mas pode perdê-la se se confirmar que o conjunto do Cazaquistão não está a cumprir as normas antidoping.

O diretor desportivo da Astana é o controverso antigo ciclista cazaque Alexander Vinokourov, que esteve suspenso por dopagem sanguínea entre 2007 e 2009. A equipa esteve numa audiência em Genebra, a 6 de Novembro, na qual respondeu às questões da UCI. Uma decisão quanto à licença é esperada nas próximas duas semanas.