Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rafael Nadal conquista Monte Carlo

25 de Abril, 2017

Nadal foi notória desde os primeiros serviços da partida,

Fotografia: AFP

Rafael Nadal sagrou-se no domingo, o primeiro decacampeão da história do Masters 1000, de Monte Carlo. O espanhol está em sétimo no ranking da ATP, e é quarto cabeça de série do torneio, venceu com facilidade o compatriota Albert Ramos-Viñolas, por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/3, levantou a sua décima taça do torneio realizado na comuna francesa de Roquebrune-Cap-Martin.


A superioridade de Nadal foi notória desde os primeiros serviços da partida, ameaçava uma quebra logo no primeiro serviço do adversário, e conseguiu-a no segundo. Nadal abriu 4 - 1 no set inicial, e fechou em  30 minutos, com nove vitórias.Antes do início do segundo set, Ramos pediu atendimento médico, por um possível incómodo no ombro, entretanto, mostrou estar bem fisicamente ao confirmar o  saque pela segunda vez na partida.

O azarado  mostrou-se mais competitivo na segunda parcial, mas Nadal prevaleceu ao não dar hipóteses no saque e conseguir duas quebras para fechar em 6/3, após uma dupla falta do seu rival.Este foi o terceiro encontro entre Nadal e Ramos no circuito da ATP,  pela terceira vez, Nadal saiu vitorioso. Os dois duelos anteriores foram no ATP 500 de Barcelona, em 2013 e 2014. Nas duas ocasiões, Nadal bateu o compatriota por 2 sets a 0.

Em Monte Carlo, Nadal começou a escrever a história em 2005, venceu o argentino Guillermo Coria na decisão. Nos sete anos seguintes, ninguém derrubou o espanhol no torneio. Ele só foi derrotado em 2013, quando caiu na final a favor de Novak Djokovic. Em 2014 e 2015, o espanhol nem sequer chegou à final, mas recuperou o domínio no ano passado.

Nenhum tenista chega perto do histórico de Nadal, em Monte Carlo. O que chega mais próximo é o britânico Reggie Doherty, que dominou o torneio na primeira década de existência com o seu primeiro título em 1897 e o último em 1904 - são seis títulos no período.