Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rafael Nadal ascende ao segundo lugar do ranking

12 de Junho, 2017

Rafael Nadal venceu o suíço Stan Wawrinka, por 6-2, 6-3 e 6-1, na final

Fotografia: GEOFFROY VAN DER HASSELT | AFP

O espanhol Rafael Nadal conquistou pela 10.ª vez o torneio Roland Garros, no domingo  subiu ao segundo lugar do ranking ATP, atrás do britânico Andy Murray que se mantém na liderança.Nadal subiu duas posições, por troca com o sérvio Novak Djokovic, que é agora quarto - o seu pior registo em sete anos e meio, desde 2009 -, atrás do suíço Stan Wawrinka, derrotado pelo espanhol na final do torneio francês.

Rafael Nadal venceu o suíço Stan Wawrinka, por 6-2, 6-3 e 6-1, na final, em duas horas e sete minutos. Recordista de vitórias em terra batida do Grand Slam francês, e vencedor de todas as finais que ali disputou, o espanhol é também o único jogador com 10 vitórias no mesmo 'major', no sector masculino.Rafael Nadal, de 31 anos, atingiu também a 15.ª vitória em torneios do Grand Slam e isolou-se nesse capítulo, atrás do suíço Roger Federer, que exibe um recorde de 18 vitórias nos quatro principais eventos do ténis.

Por seu turno, João Sousa, eliminado por Novak Djokovic na segunda ronda do torneio francês, continua a ser o único português entre os 100 melhores do mundo, desceu do 59.º para o 60.º posto.Em relação aos outros portugueses, há ainda a registar Gastão Elias que desceu na primeira ronda do segundo 'Grand Slam' da temporada de 109 para o 111, Pedro Sousa subiu uma posição, ocupa agora o 154.º posto, e João Domingues que na semana passada estreou-se no 'top-200', é actualmente 180.º classificado.

Em feminino, Simona Halep perdeu a oportunidade de subir para a liderança do "ranking" WTA. Recorde-se que a romena perdeu a final de singulares com Jelena Ostapenko, pelo que conservou indirectamente o primeiro lugar da germânica Angelique Kerber.Halep trocou com Serena Williams, que passa a ser a quarta melhor cotada, depois de estar ausente do evento francês. A checa Karolína Plíšková fecha o pódio feminino. A tenista Ostapenko galgou 35 posições, para  fixar-se na 12ª posição.

A portuguesa Michelle Larcher de Brito desceu para a posição 261, ao perder na primeira ronda da fase de qualificação do torneio de Nottingham, na InglaterraDe recordar que Jelena Ostapenko conquistou no sábado o primeiro título da sua carreira. A tenista letã, de 20 anos, derrotou na final da Roland Garros, a romena Simona Halep, por 4-6, 6-4 e 6-3.Desde 1933, com a britânica Margaret Scriven, que o Grand Slam francês não era ganho por uma jogadora não cabeça -de -série.Com este triunfo, Ostapenko que é actualmente 47.ª do mundo, sobe para o 12.º lugar do ranking WTA, na segunda-feira quando for actualizado.