Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rafael Nadal procura o topo

01 de Outubro, 2013

Rafael Nadal começa a disputar o torneio de Pequim hoje frente ao colombiano Santiago Giraldo que o pode colocar no topo

Fotografia: AFP

O ATP 500 de Pequim arrancou ontem com todas as atenções voltadas para o espanhol Rafael Nadal. O actual segundo classificado do ranking mundial, pode regressar ao topo da lista após a disputa do torneio na China.

Rafael Nadal tem 10.860 pontos na actual classificação, enquanto o líder Novak Djokovic soma 11.120 pontos. Para tirar os 260 de diferença do sérvio, o espanhol conta com a vantagem de não ter disputado o torneio de Pequim no ano passado, quando estava lesionado.

Por isso, vai somar 500 pontos caso fique com o troféu, enquanto Novak Djokovic, actual campeão, defende os pontos conquistados no ano passado.
Com este cenário, basta que Rafael Nadal seja finalista para regressar à liderança do ranking mundial. Uma derrota de Novak Djokovic na final dá a Rafael Nadal a possibilidade de regressar ao topo da lista.

“Não sei o que preciso para me tornar no líder do ranking, mas a única maneira de alcançar este objectivo é jogar o meu melhor”, explicou Rafael Nadal, evitando fazer cálculos.

Para jogar o seu melhor em Pequim, o espanhol conta com um factor que tem sido bastante favorável este ano, o piso. O torneio será disputado no piso duro, superfície em que Rafael Nadal ainda não perdeu em 2013.

Este ano, o tenista disputou 22 partidas em quadra rápida e não foi derrotado em nenhuma ocasião. Ao todo, foram quatro títulos no piso rápido: Masters 1000 de Indian Wells, Montreal, Cincinnati e o Open dos Estados Unidos, último torneio do Grand Slam do ano.

Rafael Nadal e Novak Djokovic estreiam-se no torneio chinês apenas hoje ou amanhã. O espanhol joga contra o colombiano Santiago Giraldo (89º). Novak Djokovic defronta o checo Lukas Rosol (46º).

Feminino
O WTA de Pequim, na classe feminina, começou no último fim-de-semana. A vice-líder do ranking mundial e actual campeã do Open da Austrália, a bielorrussa Victoria Azarenka, foi eliminada pela alemã Andrea Petkovic (43ª) por 2 sets a 1 (6-4, 2-6 e 6-4). A líder do ranking, Serena Williams, venceu na estreia a actual campeã do Open dos Estados Unidos e da França, a russa Elena Vesnina (24ª) por 2 sets a 0 (6-4 e 6-2).


CLASSIFICAÇÃO
Kvitova ascende
ao sétimo lugar


A checa Petra Kvitova voltou a entrar no “top-10” da hierarquia feminina do ténis profissional, fixando-se no sétimo lugar de uma classificação liderada pela americana Serena Williams.

A tenista da República Checa beneficiou da sua vitória no torneio de Tóquio, no sábado, para subir quatro lugares na tabela classificativa. Na final de Tóquio, Petra Kvitova derrotou a nona classificada no ranking, a alemã Angelique Kerber.

No topo da tabela mantém-se a americana Serena Williams, com a bielorrussa Victoria Azarenka na segunda posição e a russa Maria Sharapova no terceiro posto.