Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rainha da Inglaterra recebe estrelas do Râguebi

14 de Outubro, 2015

Rainha da Inglaterra Isabel II

Fotografia: AFP

A Rainha da Inglaterra e o seu neto, o príncipe Harry, que é vice-presidente da federação local de râguebi, receberam na segunda-feira no Palácio de Buckingham cerca de 400 jogadores, técnicos, voluntários e árbitros do Mundial da modalidade.

O troféu Webb-Ellis, que será entregue ao capitão da selecção vencedora, no dia 31 de Outubro, em Londres, ficou em destaque na recepção.
"Eu acredito que este Campeonato do Mundo, mais do que qualquer outro antes dele, tem potencial para desenvolver o jogo, tanto aqui como no exterior, inspirando crianças de todas as origens, e incentivando homens e mulheres de todas as idades e capacidades físicas a experimentar o râguebi", declarou o príncipe Harry, presidente de honra do evento.

"Por mais que a Inglaterra não esteja mais representada em campo, temos muito orgulho, como nação, por acolher este torneio", acrescentou Harry, referindo-se à eliminação da selecção inglesa na primeira fase da competição.

"Como sou apaixonado por râguebi, vou compartilhar as emoções de outros fãs ao redor do mundo", completou.
A primeira fase do torneio acabou no último domingo, e os cruzamentos dos quartos de final foram definidos. No próximo sábado, a África do Sul enfrentará o País de Gales, enquanto a favorita e actual campeã Nova Zelândia disputará contra a França a reedição da final de 2011.

No domingo, será a vez da Austrália entrar em campo, contra a Escócia, assim como a Irlanda, que enfrentará a Argentina. O râguebi voltará a ser desporto olímpico no ano que vem, nos Jogos do Rio de Janeiro, com a modalidade disputada com sete jogadores.

A Campeonato do Mundo na Inglaterra é da modalidade "Rubgy Union", a mais profissional de todas, com 15 jogadores, que fez parte do programa olímpico quatro vezes, em 1900, 1908, 1920 e 1924.