Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Rally Dakar apresentado oficialmente

24 de Novembro, 2016

A faltar algumas semanas para começar oficialmente o Dakar, as etapas já foram publicadas.

Fotografia: AFP

Na manhã de ontem, os organizadores do Rally Dakar revelaram os detalhes das rotas e o programa desportivo para a edição de 2017, que vai realizar-se entre os dias 2 e 14 de Janeiro. A prova passa pelo Paraguai, Bolívia e Argentina. Ao longo de quase 9000kms de estradas, trilhos e dunas, a aventura também pode ser bastante complexa com etapas a decorrerem em grande altitude.

Os pilotos vão competir sob um clima tropical, que pode atingir os 40.º Celsius, e devem enfrentar temperaturas negativas nos dias seguintes. A amplitude térmica pode rondar, principalmente, a consequência do aumento/variação de altitude, com homens a pilotarem a 5000 metros acima do linha do mar.

Incluindo o dia de descanso, em La Paz, os pilotos e as respectivas tripulações devem ficar nas montanhas por uma semana. A gestão física e mecânica é um aspecto de relevo, numa competição onde se exige muito de todos. O Dakar 2017 vai ter  de tudo: etapas com mais de 400kms, cruzamentos de dunas, descoberta de novos troços, etc.

Na categoria de moto, Toby Price é o favorito, mas existem rivais à altura, nomeadamente, Kevin Benavides (Honda), Adrien van Beveren (Yamaha) e Paulo Gonçalves (Honda). A faltar algumas semanas para começar oficialmente o Dakar, as etapas já foram publicadas.