Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

rbitros buscam melhorar nvel

Silva Cacuti - 21 de Julho, 2018

Fotografia: Arimatia Baptista | Edies Novembro

Depois de verem seu desempenho negativamente avaliado pela crítica durante os campeonatos provinciais de Luanda, os árbitros de andebol beneficiam a partir de hoje, até 24 do corrente, de uma acção formativa em que vai ser prelector o categorizado ex-árbitro português António Goulão, que tem credenciais de instrutor da IHF.
A acção formativa é aberta a todos os árbitros interessados, mas as oito duplas convocadas para os campeonatos nacionais têm convite, segundo Simão Filho, coordenador adjunto dos campeonatos nacionais cujo início está aprazado para o dia 25 do corrente.
À margem da final dos campeonatos provinciais de Luanda, Pedro Godinho, presidente de direcção da Federação Angolana de Andebol deplorou a actuação dos \"homens do apito\" e equacionou a realização de uma actividade formativa para os potenciar, visando melhorar a sua prestação na prova.
Os árbitros têm assim a possibilidade de ajuizarem os nacionais com conceitos refrescados sobre as mais novas ligadas às regras da modalidade.
Questões como a sanção progressiva e o ajuizamento das lutas aos seis metros, são algumas das situações que têm suscitado inquietações ao trabalho da arbitragem, a par do critério disciplinar.
A formação vai abordar aspectos diversos, entre eles o papel do secretário, dos cronometristas e a conduta anti-desportiva.
As oito duplas indicadas vão ajuizar um total de seis jogos por dia, durante a primeira fase da prova.