Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Realização de nacionais por categorias agita FAN

Rosa Panzo - 07 de Janeiro, 2017

O elenco de direcção da FAN está empenhado nos preparativos da organização do campeonato nacional por categorias

Fotografia: Jornal dos Desportos

O elenco de direcção da Federação Angola de Natação (FAN) está empenhado nos preparativos da organização do campeonato nacional por categorias, em piscina de 25 metros, a disputar-se de 13 a 15 deste mês, na piscina do 1º de Agosto "Nádia Cruz".

 A vice-presidente da FAN, Ana Lima,  garantiu ao Jornal dos Desportos que estão criadas  as condições essenciais para a realização dos  nacionais nas datas inicialmente previstas.

" Devo dizer que está tudo a postos para a realização desta edição, porque já nos foi cedida a piscina Nádia Cruz, do 1º de Agosto, e os clubes também já começaram a efectuar as inscrições", confirmou.

Para esta edição, a Federação conta com as participações do Clube Náutico da Ilha de Luanda, 1º de Agosto, Onda Spor Clube e Núcleo de Saurimo. A inserção da categoria de cadetes nestes nacionais é uma inovação do calendário desportivo, que pode tornar a luta ao titulo mais competitiva, com relação às edições anteriores.

Os nadadores da categoria de cadetes foram apresentados no "Torneio de Fundo", de abertura da época desportiva de natação disputado no passado mês de Outubro do ano transacto, nas provas de 200m, 400m, 800m e 1500 Livres, na  piscina do Alvalade. A inclusão da categoria de cadetes no calendário nacional surgiu do desdobramento da categoria de iniciados para duas novas categorias, iniciados e cadetes. Nesta época, os nadadores foram agrupados em ambos os géneros, da seguinte forma:

os iniciados estão agrupados na faixa etária entre os 5 e 7 anos, os cadetes, dos (8 aos 10 anos). Os infantis estão enquadrados na faixa etária dos 11 e 12 anos,  juvenis dos 13 aos 14 anos, juniores entre os 15 aos 17 anos  e séniores dos 18 anos  em diante.