Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Recorde do Mundo na meia maratona de Luanda vale milhões de kwanzas

27 de Julho, 2013

Recorde mundial para a meia maratona, no próximo dia 1 de Setembro, em Luanda

Fotografia: Jornal dos Desportos

Domingos Castro, antigo atleta do Sporting e a viver em Luanda há quatro anos, está ligado à organização da prova acredita que os recordes mundiais daquela distância, em masculino e feminino, podem vir a ser batidos.

“O percurso é propício. É todo o plano, do porto de Luanda à ponta da ilha do Cabo e voltar. Esperemos que o tempo nos ajude e no dia 01 de Setembro não esteja calor. Os atletas têm aqui um aliciante que é 100 mil dólares a quem bater o recorde do mundo, além do prémio de classificação”, disse.

Em masculino, a melhor marca mundial da meia maratona foi fixada em Lisboa, a 21 de Março de 2010, pelo eritreu Zersenay Tadese, com 58.23 minutos, enquanto o recorde feminino pertence à queniana Mary Keitany, com 1:05.50 horas, na prova disputada a 18 de Fevereiro de 2011 em Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos.

“Temos prémios para os 10 primeiros, em que começa em 10 mil dólares 7,5 mil euros. São prémios muito bons, garantiu.
Domingos Castro promete divulgar em breve os nomes dos atletas que vão participar na prova, mas adiantou que vão correr atletas de 15 países.

“Neste momento já temos 20 atletas confirmados. Com contrato assinado. Brevemente vamos anunciar em conferência de imprensa os que vão participar. Vamos ter surpresas agradáveis”, prometeu.

A prova, denominada Marina Baía Meia Maratona Internacional de Luanda, tem periodicidade anual, é organizada pela recém-criada empresa MRD Investments, de que Domingos Castro é sócio-gerente, e apoiada pela Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, Ministério da Juventude e dos Desportos e Federação Angolana de Atletismo.

Embora afastado das provas de atletismo, Domingos Castro disse à Lusa que continua a correr diariamente, para manter a forma física, mas confessou que no dia 01 de Setembro preferia disputar a prova.

«Era mais fácil correr uma meia maratona do que o stress que estas coisas nos dão, porque há sempre qualquer coisa para resolver. Mas acreditamos que vai ser um sucesso», concluiu.


NACIONAL
Coqueiros acolhe prova


A pista do Estádio dos Coqueiros acolhe hoje e amanhã, o Campeonato Nacional de Atletismo de Pista, em ambas as classes, numa organização da federação angolana da modalidade.

As delegações do interior começaram a chegar nas primeiras horas de ontem, à Luanda, a fim de fazer parte da prova que se espera bastante disputada, fundamentalmente, na classe masculina.

Entretanto, os fundistas do interclube residentes na cidade do Lubango almejam conquistar pela primeira vez o troféu no sector masculino.
Para além das provas de fundo, a organização tem agendado para disputar as provas de velocidade (100, 200 e 400 metros).

ATLETISMO
Moscovo realiza
fórum mundial

Moscovo vai receber o primeiro Fórum Mundial de Atletismo a 7 de Agosto, no primeiro dia do Congresso da Federação Internacional (IAAF), antes do início dos campeonatos mundiais da modalidade, de 10 a 18 do mesmo mês. De acordo com um comunicado da IAAF, o Fórum Mundial da capital russa será liderado pelo presidente do organismo, o senegalês Lamine Diack, e terá como grande objectivo “promover um ambiente de debate animado e aberto sobre o futuro do atletismo”.

O fórum começa com uma sessão plenária, na qual serão analisados a “perspectiva externa da situação actual, as tendências, oportunidades e desafios para o desporto e para o atletismo”, seguindo-se a apresentação do Plano Estratégico da IAFF para o quadriénio 2013/2016.
Na sessão da tarde, serão debatidos assuntos “fundamentais” para a IAAF, como a “promoção e desenvolvimento” do atletismo, assim como a ética neste desporto.