Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Recordes de Kiplagat homologados

09 de Abril, 2014

Kiplagat registou 1:01.56 horas nos primeiros 20 km da meia maratona catalã

Fotografia: Reuters

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) homologou hoje os recordes mundiais da queniana Florence Kiplagat nos 20 Km e na meia maratona.

A 16 de Fevereiro passado, em Barcelona, Kiplagat registou 1:01.56 horas nos primeiros 20 km da meia maratona catalã, que a queniana terminou com o tempo de 1:05.12 horas, dois registos agora homologados pela IAAF.

Os anteriores recordes mundiais pertenciam à também queniana Mary Kaitany, cronometrada a 18 de Fevereiro de 2011 com os tempos de 1:02.36 horas nos 20 km, e 1:05.50 na meia maratona de Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos.

Kiplagat, de 26 anos, foi campeã mundial de corta-mato, em 2009, e da meia maratona, em 2010, consta ainda no currículo duas vitórias na Maratona de Berlim.

MADEIRA
A ilha da Madeira vai transformar-se no dia dez na capital do Trail Running, com mais uma edição do Madeira Island Ultra Trail, uma das mais emblemáticas provas de trail de Portugal.

A organização da prova, o Clube de Montanha do Funchal, tem 750 inscrições de 24 nacionalidades nesta sexta edição, e espera que milhares de pessoas se desloquem à ilha para fazerem parte da festa.

O evento decorre entre 10 e 13 de Abril e é constituído por quatro provas, UT 115, UT 85, T42 e T20, dá a possibilidade a todos os níveis de atletas de participar. A prova principal tem 115 quilómetros e 6800 metros de desnível positivo.

A partida deve ser em Porto Moniz às 00:00 de dia 12 e os atletas têm um total de 32h até cortar a meta em Machico. Esta prova está inserida no calendário do circuito nacional de Trail Running, e atribui a quem a completar com sucesso quatro pontos de acesso ao Ultra Trail du Mont Blanc.

Esta pode ser mais uma edição que deve contar com a presença de Armando Teixeira, tendo sido esta a sua primeira ultra. O atleta da equipa Salomon Suunto Portugal esteve em estágio na semana passada na Madeira, onde organizou um Free Trail Camp, deu oportunidade a alguns atletas de conhecerem os trilhos locais e os seus segredos. Armando entra na sua primeira competição do ano e depois de uma lesão, vai tentar superar o segundo lugar do ano passado.