Jornal dos Desportos

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Red Bull admite precipitaona adopo do novo formato

23 de Março, 2016

Tenho a certeza que Bernie tambm no gostou, comentara.

Fotografia: AFP

Christian Horner admite que a decisão sobre a adopção do novo formato de classificação, já devidamente limado da F1 após fiasco histórico no Q3 na Austrália, serve como aprendizado e para recordar que decisões de tal magnitude devem ser  bem pensadas antes de postas em prática.

Durou um miserável dia e uma única experiência, o novo treino classificatório da F1 que vai entrar para a história como um dos maiores micos produzidos pela categoria. Reunidos na Austrália na manhã de domingo (20) — os dirigentes e as equipas resolveram abolir com o formato “dança da cadeira”, com um tempo X inicial e depois eliminação a cada 90 s.

O sistema que vigorava até então, com as três fases e eliminação sumária dos piores, volta a ser aplicado na próxima etapa, o GP do Bahrein.
Se parecia interessante no Q1, quando os nomes caiam aos poucos e gerava emoção, já a partir do Q2 a fórmula demonstrou que não era cabível.

No Q3 então, o tal mata -mata sequer foi cogitado já que Lewis Hamilton havia feito um tempo suficiente para a pole e os demais contentavam-se com o que tinham.


A F1 tão dispersa em  opiniões conseguiu unânime rejeição do sistema. Incomodados com a falta de acção na pista, dado que os pilotos optaram por poupar carros para a corrida, Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, Toto Wolff e Niki Lauda, principais dirigentes da Mercedes, detonaram o novo formato. Em declarações durante uma entrevista Horner foi além e disse que a F1 precisa de pedir desculpas aos fãs da categoria.

“Antes de tudo, devemos pedir desculpas. As intenções foram boas, mas deu tudo errado. Precisamos de resolver isso imediatamente. O que vimos hoje não foi bom para a F1.” bradou o britânico  que foi endossado por um irritado Toto Wolff,  director -desportivo da Mercedes.

“Sou o primeiro a falar de  que não devemos ficar a criticar a F1 na TV, mas foi um lixo”. Se os fãs não estivessem a  perguntar isso, por quê? Precisamos de ouvi-los”, declarou o austríaco.

No rol dos dirigentes mais influentes e polémicos da F1, Lauda também detonou o formato de classificação adoptado em Melbourne. “A pior decisão na F1. Era óbvio que quando nós tomamos a decisão, ninguém sabia de todos os detalhes.

Nós precisamos de mudar isso rapidamente, ter uma rápida decisão e mudar isso para o Bahrein. Tenho a certeza que Bernie também não gostou”, comentara.