Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Redução de atletas compromete plano

Rosa Napoleão - 19 de Agosto, 2015

Redução de atletas compromete plano

Fotografia: Jornal dos Desportos

A redução de número de ginastas para os Jogos Africanos de Brazzaville, agendados para 4 a 19 de Setembro, diminui as esperanças do conjunto nacional arrecadar medalhas no torneio. A reflexão é do director técnico da Federação Angolana de Ginástica, Agostinho Sungo.  Em declarações ao Jornal dos Desportos, o dirigente federativo assegurou que a selecção nacional está reduzido a seis atletas, contrariamente a outras delegações, em que 12 atletas souberam dignificar a bandeira de Angola.

"Com esta redução, fica-nos difícil chegar a meta definida. Nas modalidades individuais, quanto maior for o número de atletas, maior é a oportunidade de se obter medalhas", justificou.Agostinho Sungo assegura que os ginastas angolanos vão esforçar-se mais para conseguir resultado satisfatório na competição. "Reconhecemos que não vai ser fácil", ressaltou.

Por questões financeiras, o Comité Olímpico Angolano decidiu levar à competição africana apenas atletas medalhistas. Dos 12 em treinamento nos Centros de Alto Rendimento de Benguela e do Huambo, apenas seis têm "visto" de embarque. José Epalanca, Horácio Pita-Grós, Mauro Paciência e Cledinádia António disputam na especialidade de ginástica artística. Paiva Pedro e Joice vestem as cores de Angola na ginástica aeróbica.

FORMAÇÃO
Monitores e árbitros
estão em seminário


Professores de educação física, árbitros e monitores de ginástica, na província do Zaire, beneficiam, desde segunda-feira, de capacitação sobre as técnicas da ginástica, no quadro do protocolo entre o Ministério da Educação e a Federação Angolana de Ginástica (FAG). A acção dirigida por Auxílio Jacob, presidente da FAG, congrega professores inseridos no sistema de ensino e aprendizagem de escolas públicas.

Com duração de cinco dias, até a sexta-feira próxima, os cursandos obtêm conhecimentos sobre a psicologia geral e aplicada, pedagogia, técnicas sobre a ginástica, fisiologia geral e funcional, metodologia de treino, componentes sobre a ginástica, atletismo, basquetebol, voleibol, andebol e futebol.A acção é ministrada depois de, último sábado, a população aderir em massa ao "Unitel, o próximo mais próximo", um programa de ginástica para todos promovido pela FAG.

A cidade de Mbanza Congo acolheu a sétima edição do evento  num ambiente repleto de curiosos e amantes da educação física. A grande adesão da população jovem deixou satisfeita os organizadores que procuram incutir a cultura da prática de exercícios físicos  no país.