Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Reeleição de Vemba marca a modalidade

Rosa Panzo - 02 de Janeiro, 2014

A Selecção Nacional absoluta de Lutas, orientada pelo técnico angolano Pedro Dizanza, participou no Campeonato Africano de N’Djamena, no Chade, no qual teve uma classificação modesta.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A reeleição de António Vemba no cargo de presidente da direcção da Federação Angolana de Lutas foi um dos pontos altos da modalidade em 2013.
Vemba venceu as eleições com 34 votos dos associados do Uíge, Malange, Zaire, Cabinda, Cunene, Huambo e Kwanza Sul. António Vemba trabalhou em torno das linhas de força da sua candidatura, começando por regularizar a situação dos clubes, adequando-os à actual conjuntura da lei das associações desportivas.

No que concerne à massificação, a direcção da federação trabalhou nas províncias do Zaire, Malange, Uíge e Kwanza Sul. Nas actividades calendarizadas para a época, a província do Uíge acolheu o campeonato nacional de cadetes e juniores, nos estilos greco-romano e luta livre olímpica, em ambas as classes. Após a realização do nacional por idades, a Falutas fez disputar em Luanda o torneio nacional de Luta Livre Profissional (CATCHA) que contou com a participação de lutadores das províncias de Cabinda, Malange e Zaire.

Em Setembro, a federação contou com a parceria do governo de Cabinda para realizar um Torneio Internacional de Luta Livre Profissional que contou com a participação de lutadores da vizinha República Democrática do Congo. A Falutas encerrou o ano com a realização do campeonato nacional de 22 a 24 de Novembro, no campo das Malhas Lord, no Cazenga. A Selecção Nacional absoluta de Lutas, orientada pelo técnico angolano Pedro Dizanza, participou no Campeonato Africano de N’Djamena, no Chade, no qual teve uma classificação modesta.                     
Rosa Panzo