Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Regatas animam Baía de Luanda

21 de Fevereiro, 2017

Jovens angolanos estão no bom caminho para alcançar as grandes braçadas

Fotografia: José Soares

A realização de regatas de canoagem no fim de semana, em alusão ao aniversário do Clube Náutico de Luanda (CNIL), mereceu elogios do treinador principal do clube, Mateus Afonso. A actividade superou as expectativas criadas.

"Tivemos um grande espectáculo de canoagem. A adesão de clubes foi o primeiro ponto positivo. O 1º de Agosto compareceu com 19 atletas, o Clube Naval de Luanda fez-se representar com 22 atletas e o CNIL, com 20 atletas, dos quais alguns das categorias de formação", elogiou.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o dirigente disse que a prova cumpriu com todos os pressupostos de organização. "Os horários e a segurança foram cumpridos para salvaguardar todos os intervenientes do torneio. Respeitou-se, sobretudo, o tempo dedicado às crianças participantes das escolas de canoagem", enalteceu.

Em dois dias de competição, nas distâncias de 1000, 500 e 200 metros nas especialidades de kaiaque e canoa, destacaram-se alguns atletas que venceram as três provas em disputa. Nas provas de K1 1000 e 200 metros absoluto, Evaristo Morais, do Clube Naval de Luanda, não deu hipótese aos adversários.

Em C1 1000 metros absoluto, 500 metros júnior e 200 metros absoluto, Manuel António, também do Clube Naval, destacou-se na liderança. Evaristo Morais, do Naval, evidenciou-se na prova dos 1000 metros em K1; César Figaldo, também do Naval, ocupou o segundo lugar e o seu colega, Picasso Andrade, ficou em terceiro. 

Os canoístas do Clube Naval de Luanda notabilizaram-se nos primeiros lugares com Manuel António na prova dos 1000m da classe C1, a dupla Benilson Senda-Manuel António pontuaram nos 1000m da classe C2, e nos 1000m K2, o mérito coube à dupla Evaristo Morais-César Fidalgo.

JUNIORES
Nos 500m K1, juniores, Amilton Simão foi o mais rápido. Manuel António pontuou nos 500m C1. Os primeiros lugares das provas de 200m C1, K1, C2 e K1 foram igualmente alcançadas por atletas do Clube Naval. O 1º de Agosto subiu ao pódio com Arsénio Milagre na prova dos 1000m da classe C1 e Rosa Paguete nos 500m da categoria K1. Na prova dos 200m K1, o clube militar notabilizou-se com Estefânia Cardoso.

O Clube Náutico da Ilha de Luanda ocupou lugares cimeiros na prova de 200m da classe K2 com a dupla Picasso Andrade-Josemar Andrade. A dupla Luís Godinho-Aldair Neto notabilizou-se na prova dos 200m da classe C2.

No programa de actividades das festividades dos 93 anos de existência do CNIL constam outras provas que vão colorir os próximos fins de semana do amantes dos desportos náuticos.

Para este final de semana, o CNIL vai colocar em disputa com as provas de xadrez e king nos dias 24  e 25. O torneio de pesca aos Parguetes vai acontecer no dia 25 às 7h00. No período da tarde, acontecem o festival de natação com as escolas do CNIL e as regatas de Vela, nas duas classes de Optimist, Laser, 420 e 470, apenas para os atletas do CNIL. No dia 4 de Março, às 9h00, acontece a Taça Galo Alves de Natação.

O torneio conta com o patrocínio da empresa Angola Cables, a impulsionadora de todas as iniciativas da canoagem e da vela do Clube Náutico da Ilha de Luanda. A cerimónia de entrega de prémios está agendada para o dia 26 do corrente, às 16h30, nas sede do CNIL.