Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Remodelação coloca aviadoresem terra

18 de Janeiro, 2016

Equipa do aeroporto internacional de Luanda procura pista para levantar voo

Fotografia: AFP

A remodelação da equipa sénior masculina de basquetebol do Atlético Sport Aviação está a custar caro à direcção de José da Silva. Os aviadores desconhecem a "pista certa" para levantar voo no campeonato nacional BIC Basket'2015. Em quatro jornadas disputadas, a equipa de Carlos Dinis soma igual número em derrotas.

Em declarações à imprensa, o técnico-adjunto do ASA, Cesaltino Réis, disse que há "um trabalho de longo prazo" para se cumprir, visando o reencontro com os adeptos e os tempos de glória. A má prestação da equipa pode estar ligada também a falta de condições financeiras. O clube do aeroporto atravessa dificuldades para honrar os compromissos com os atletas influentes.

Cesaltino Reis assegurou que "não obstante os problemas financeiros", a equipa vai fazer "todos os possíveis para melhorar a classificação passada". A responsabilidade está atribuída a "jogadores existentes".Depois de perder diante do 1º de Agosto, na terceira jornada, por 63-82, a equipa voltou a perder, desta, diante da Marinha de Guerra por 56-69, para a quarta jornada.

D'AGOSTO CRESCE
No lado oposto do ASA está o 1º de Agosto. A equipa de Ricard Casas está a crescer na competição nacional, depois da prestação apática na Taça de Clubes Campeões Africanos. A equipa militar do Rio Seco lidera o BIC-Basket com quatro vitórias em igual número de jogos disputados.A evolução do 1º de Agosto deixa satisfeito o técnico espanhol, contratado para substituir Paulo Macedo. Ricard Casas realçou que os jogadores estão a adaptar-se aos poucos à sua filosofia de trabalho e a prestação dos atletas é um indicador que o leva crer na discussão do título na fase decisiva da competição.
“Estou feliz com o trabalho; estamos no bom caminho”, disse.Depois de superar o frágil Atlético Sport Aviação, os militares do Rio Seco venceram na quarta jornada o Recreativo de Libolo por 95-84, no pavilhão Dream Space, casa emprestada dos libolenses.

BIC BASKET
Petro trabalha
"a psicologia"


A componente psicológica dos atletas preocupa a direcção técnica da equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda, depois da vitória sobre o Progresso Sambizanga por 109-63, na partida da terceira jornada do BIC Basket 2015/2016. O técnico adjunto tricolor, Benjamim Ucahamba, solicitou mais seriedade aos atletas nesta fase inicial do campeonato nacional sénior masculino.Em declarações à imprensa, Benjamim Ucahamba ressaltou que os campeões nacionais menosprezaram os adversários durante o jogo, que os levou a cometer erros de palmatória. Para superar a lacuna, o treinador-adjunto prometeu trabalhar a componente psicológica nas sessões diárias de treinos, visando a enfrentar todos os jogos com a mesma responsabilidade. Para Ucahamba "no BIC Basket não tem adversário fraco".

NBA
Warriors sofrem
a quarta derrota


Os Golden State Warriors sofreram a quarta derrota da época na NBA e a segunda em quatro dias, ao perderem em casa dos Detroit Pistons, por 113-95. Depois de terem perdido na quarta-feira no pavilhão dos Denver Nuggets (112-110), os campeões em título voltaram a ser batidos, em 41 encontros.O momento chave do encontro acabou por ser o segundo período, em que os Pistons conseguiram um parcial de 38-19 e sairam para o intervalo a vencer por 16 pontos (65-49), desvantagem que os Warriors não conseguiram recuperar, apesar dos 38 pontos de Stephen Curry.

Apenas Klay Thompson conseguiu acompanhar Curry nos Warriors, ao marcar 24 pontos, numa partida em que os suplentes do conjunto californiano só conseguiram 17 pontos, contra os 33 vindos do banco de Detroit.Os Pistons, liderados por Andre Drummond, com 14 pontos e 21 ressaltos, venceram pela segunda vez um líder de conferência, depois de já se terem superiorizado aos Cleveland Cavaliers. Com a vitória, ocupam o sétimo posto da Conferência Este (22 vitórias e 18 derrotas).

Os Warriors (37-4) continuam a liderar a Conferência Oeste, agora com apenas mais duas vitórias do que os San Antonio Spurs (35-6), que estão numa série de 10 triunfos consecutivos.Liderados pelo 'rookie' Jahlil Okafor (25 pontos), os Philadelphia 76ers conseguiram a quinta vitória da época em 42 jogos, ao triunfarem sobre os Portland Trail Blazers, por 114-89.Os Los Angeles Clippers interromperam uma série de 10 triunfos consecutivos e perderam em casa diante dos Sacramento Kings, por 110-103.Noite agridoce teve o base John Wall, que conseguiu números impressionantes (36 pontos, 13 assistências, sete ressaltos e sete roubos de bola), mas falhou o lançamento que levaria os Washington Wizards para um segundo prolongamento frente aos Boston Celtics (119-117).